Curso de Enfermagem da UFPR comemora 35 anos iniciando doutorado

Será realizada nesta quarta-feira, dia 5, a Aula Magna do curso de Doutorado em Enfermagem da UFPR, o primeiro do Paraná. O evento também comemora os 35 anos do curso de Graduação em Enfermagem e os 15 anos da revista ‘Cogitare Enfermagem’.
A aula será proferida pela professora Alacoque Lorenzine Erdmann, representante da área de Enfermagem na Capes, abordando “A Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Aberta a todos os interessados, a atividade será às 14 horas no auditório do Setor de Ciências da Saúde, na Rua Padre Camargo, 280.

Graduação e Pós-Graduação

Em seus 35 anos de história, o curso de Enfermagem da UFPR formou cerca de 1.200 profissionais. Com perfil de pesquisa e produção de conhecimento, 50% dos estudantes participam como bolsistas em projetos de extensão e iniciação científica. São mantidos seis grupos de pesquisa, envolvendo os mais variados temas, como saúde do adulto, doenças crônicas, violência, saúde dos idosos, gerenciamento dos serviços de saúde e tecnologias em saúde.

“Os profissionais formados aqui têm atuação expressiva na sociedade, muitos dos quais ocupando cargos públicos como secretários municipais de saúde em cidades não só do Sul, mas também de outras regiões do país”, ressalta a professora Maria Ribeiro Lacerda, coordenadora da pós-graduação.

Já o programa de Pós-Graduação em Enfermagem formou até hoje 75 mestres e tem outros 38 mestrandos matriculados. O programa inicia este ano o doutorado, com ingresso de seis profissionais. “O doutorado é certamente uma conquista para a enfermagem paranaense”, comemora a coordenadora.

Fonte: Simone Meirelles