Curso de Dança Moderna da UFPR abre inscrições

Serão ofertadas 180 vagas para ambos os sexos, a partir dos nove anos completos.

Para se inscrever, basta preencher uma ficha de inscrição na Secretaria da Unidade Dança e fazer um teste de seleção que consiste numa avaliação que segue alguns critérios, tais como: coordenação motora, ritmo, musicalidade, flexibilidade, elasticidade, compreensão de idéias e propostas de movimento, biotipologia e potencial criativo para a dança.

As aulas, para os alunos aprovados no teste de seleção, serão diárias, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. O curso é gratuito.

Período de inscrição: de 2 de Fevereiro a 6 de Março

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Unidade Dança (secretaria) – Prédio Central da UFPR – praça Santos Andrade – Rua XV de Novembro, 695, 1º andar

Informações: (41)3310-2708 (à tarde)

www.ufprcultural.blogspot.com

Saiba mais

O Curso de Dança Moderna, de caráter formativo, desenvolve um trabalho de pesquisa, produção e transmissão de conhecimentos exclusivos da dança moderna, provenientes das técnicas de Hanya Holm, Alwin Nikolaïs, adaptados à realidade brasileira, por Eva Shul e Rafael Pacheco.

Aberto a toda a comunidade da UFPR e também à comunidade externa, o CDM é um centro de excelência no ensino de dança, que traduz o papel da Universidade Pública oferecendo ensino de qualidade, de forma democrática e gratuita e estabelecendo as relações entre a teoria e a prática.

Tal atividade vai de encontro à proposta do plano de gestão da UFPR no sentido de propiciar a inclusão social, atendendo a jovens na faixa etária a partir dos 09 anos de idade, proporcionando-lhes o aprendizado prático da dança e assumindo a tarefa de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento destes bailarinos, com informações complementares de disciplinas teóricas, além da produção cultural e a divulgação da arte paranaense.

O funcionamento do curso acontece em período vespertino (à tarde) diariamente, de segunda a sexta-feira e as aulas acontecem na sede da Unidade Dança – prédio central da Universidade Federal do Paraná – praça Santos Andrade, 1º andar.

Organização das disciplinas práticas:

– Técnica de Dança Moderna- nível Básico I;

– Técnica de Dança Moderna- nível Básico II;

– Técnica de Dança Moderna- nível Intermediário I;

– Técnica de Dança Moderna- nível Intermediário II;

– Técnica de Dança Moderna- nível Acadêmico I;

– Técnica de Dança Moderna- nível Acadêmico II;

– Técnica de Dança Moderna- nível Adiantado I;

– Técnica de Dança Moderna- nível Adiantado II;

– Técnica de Dança Moderna- nível Aperfeiçoamento;

Organização das disciplinas de complementação prática:

– Improvisação Coreográfica – nível Básico I;

– Improvisação Coreográfica – nível Básico II;

– Improvisação Coreográfica – nível Intermediário I;

– Improvisação Coreográfica – nível Intermediário II;

– Improvisação Coreográfica – nível Acadêmico I;

– Improvisação Coreográfica – nível Acadêmico II;

– Improvisação Coreográfica – nível Adiantado I;

– Composição Coreográfica I;

– Composição Coreográfica II;

Organização das disciplinas de complementação teórica:

– História e Evolução da História da Dança;

– Teorias do Movimento aplicadas à dança;

– Estética e História da Arte Moderna aplicada à dança;

– Elementos de Anátomo-cinesiologia aplicados à dança.

Apresentação do Curso de Dança da UFPR
Foto: Arquivo Proec