O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná completa 15 anos em 2024. Para marcar a data, uma extensa e diversa programação está sendo organizada.
A primeira ação é a campanha digital “Sou Comunicação Institucional UFPR”, lançada nas redes sociais do curso, com o objetivo de coletar relatos de pessoas que tiveram suas histórias de vida mudadas pela graduação em Comunicação Institucional. Egressos, alunos, professores e técnicos podem enviar vídeos de até um minuto contando como a passagem pelo curso contribuiu para a trajetória pessoal e profissional. Esses depoimentos integrarão um material especial sobre o aniversário do curso. Os vídeos devem ser enviados para o direct do Instagram do curso (@ci_ufpr).
Já nos dias 5 e 6 de novembro, a Jornada de Comunicação Institucional vai trazer uma programação dedicada aos 15 anos do curso, com palestras, bate-papos e mesas redondas. A programação completa será divulgada em breve. Ainda esse ano, uma exposição interativa vai marcar as comemorações com vídeos, fotografias e materiais imersivos que vão contar a história dos 15 anos do curso.
“A intenção é enfatizar como a UFPR muda vidas e, em especial, como o curso de Comunicação Institucional proporcionou que centenas de profissionais qualificados contribuíssem para o crescimento do mercado da Comunicação, nas mais diversas áreas, em empresas, em ONGs e na comunicação governamental”, diz o professor Cleverson Ribas Carneiro, primeiro coordenador do curso e que hoje ocupa o cargo novamente.
Início
O curso de Tecnologia em Comunicação Institucional foi criado em 2009, junto com o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. Desde o início, o Setor tem concentrado esforços na modalidade de graduação tecnológica – até então nova no âmbito da UFPR. A criação do curso se deu nesse contexto, como resposta à demanda das organizações da região por profissionais com sólida formação prática para o desenvolvimento de projetos de comunicação interna e externa em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso recebeu o conceito 5, nota máxima. A avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) levou em conta aspectos como infraestrutura física de salas de aula, laboratórios e bibliotecas, qualificação e produção acadêmica do corpo docente e discente e configuração das disciplinas e projeto pedagógico em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, o curso de Comunicação Institucional da UFPR conta com professores doutores no corpo docente, laboratórios de áudio, foto, vídeo, informática e de neurociência do consumo, além da Agência Experimental de Comunicação ZiiP. Já ganhou diversos prêmios Expocom, prêmio concedido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) a produções experimentais da área.
As atualizações da programação dos 15 anos do curso de Comunicação Social e o vídeo sobre a campanha “Sou Comunicação Institucional UFPR” podem ser acessados no site https://comunicacaoinstitucional.ufpr.br e nas redes sociais do curso no Instagram e Facebook.
Com informações do Curso de Comunicação Institucional
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente o falecimento da procuradora aposentada, Dora Lúcia de Lima Bertúlio, […]
A Isomeria, empresa júnior de química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferece no dia 22 de fevereiro, […]
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com […]
A Companhia de Teatro da UFPR receberá inscrições para a seleção do Elenco 2025 até o dia 7 […]