Curso de Agronomia da UFPR em Curitiba recebe certificação internacional do Mercosul

03 julho, 2024
11:55
Por Aline Fernandes
Ensino e Educação

O curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, recebeu uma certificação internacional – acreditação – concedida pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), que integra um acordo entre os Ministérios de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

No âmbito do Sistema Arcu-Sul, acreditação representa a conclusão do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma.

No ano de 2023, o único curso da UFPR que se candidatou foi o de Agronomia ofertado em Curitiba. O curso passou por uma rigorosa avaliação de dois especialistas estrangeiros (Uruguai e Paraguai) e um brasileiro. Após conhecerem a graduação, documentação, infraestrutura e entrevistarem docentes, discentes e servidores, o curso foi considerado acreditado. O resultado da avaliação foi divulgado no mês de junho.

Todo o processo contou com o apoio da coordenação do curso, da direção setorial, além da colaboração da Prograd, Proec, Progepe, Proplan e da biblioteca de Ciências Agrárias. “Estamos felizes por termos recebido a acreditação do Arcu-Sul, e por termos criado mais oportunidades para professores e estudantes da UFPR trocarem experiências com as outras melhores universidades da América do Sul”, declara a coordenadora Glaciela Kaschuk.

Ao conquistar a acreditação, a UFPR confirma a qualidade do ensino oferecido e reconhece o excelente trabalho de docentes, discentes e técnicos administrativos do curso de Agronomia, bem como do Setor de Ciências Agrárias. “Tal conquista projeta a UFPR, mais uma vez, no cenário internacional”, destaca o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Julio Gomes.

Acreditação

A acreditação no Sistema Arcu-Sul é um procedimento voluntário. As Instituições de Educação Superior que desejam obter acreditação para seus cursos universitários devem apresentar candidatura perante a agência nacional de seu país, nos prazos fixados em convocatórias específicas.

Ser um curso acreditado no âmbito do Mercosul facilita a movimentação de estudantes e professores entre as instituições; agiliza os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários; facilita o intercâmbio científico e cultural que favorece o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países; fomenta e alimentar a internacionalização das IES e cursos de graduação.

Por Comunicação Prograd com informações do Ministério da Educação

Sugestões

05 julho, 2024

Cerca de 30 graduações da universidade devem ser avaliadas este ano pelo Enade das Licenciaturas, recém-criado pelo MEC […]

04 julho, 2024

O tema da segunda edição do Prêmio Raymundo Magliano filho de Cidadania Financeira do Instituto Norberto Bobbio este […]

04 julho, 2024

No dia 17 de junho foi inaugurada a primeira planta piloto do Brasil para produção de petróleo sintético […]

04 julho, 2024

Pesquisadores do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) da Associação MarBrasil, em parceria com o Laboratório de […]