Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR

Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) enviou à Unidade de Regulação e Avaliação Institucional (Unirai/Copeg/Prograd) o Relatório de Autoavaliação Institucional 2023, que deverá ser depositado no e-Mec ainda nesta semana, conforme determinações legais.

O Relatório tem por objetivos: esclarecer à sociedade como foram conduzidos os processos avaliativos internos no ano de 2023; analisar globalmente os resultados do triênio 2021-2023, contemplando todos os eixos e dimensões abordados; analisar o cumprimento parcial do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026; e apresentar um plano de ações de melhorias à gestão, com base nos resultados do processo de autoavaliação, que traduzem tanto a percepção da comunidade interna (servidores e estudantes) participante das pesquisas da CPA ao longo do ano de 2023 quanto a análise dos gestores (coordenadores de curso, diretores de setor, pró-reitores, superintendente e equivalentes) sobre os resultados.

As ações de aprimoramento resultantes das análises de gestores podem ser conferidas em dois compilados: “Cursos de graduação” e “Setores, Pró-Reitorias, equivalentes” estão disponíveis aqui.

Com a entrega deste Relatório, a CPA fecha o ciclo avaliativo 2021-2023 e inicia o novo ciclo 2024-2026, contando novamente com o envolvimento de toda a comunidade da UFPR.

Objetivos das pesquisas da CPA:

As pesquisas aplicadas pela CPA são pautadas pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além de cumprirem as normativas de regulação, as pesquisas e os respectivos resultados são disponibilizados para que a comunidade acadêmica faça uma reflexão de autoconhecimento da instituição, e para que os gestores conheçam os anseios e as percepções levantados nas pesquisas e, com isso, ajustem o planejamento interno, propondo ações que visem à melhoria das atividades, das políticas e dos procedimentos administrativos internos, fechando o ciclo de gestão Planejamento-Avaliação.

Avaliar é um direito do estudante e do servidor: direito de pensar a instituição e de ser ouvido!

O lema é “Conhecer para Aprimorar”, refletindo sobre como oferecer à comunidade ensino, pesquisa, extensão e gestão de qualidade e impacto na sociedade.

Para mais informações, envie e-mail para: cpa.ufpr.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para: cpa@ufpr.br

Com informações da CPA/UFPR

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...