Em reunião nesta quinta-feira (30), o Conselho Universitário (Coun) aprovou por unanimidade a resolução contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A sala do Conselho estava repleta de servidores, professores e alunos e a decisão foi comemorada.
Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a adesão total não é interessante porque fere a autonomia da universidade. “O assunto está gerando insegurança entre os servidores, por isso trouxemos para o Coun”, destacou o reitor. Zaki Akel disse ainda que o próximo desafio é encontrar uma nova metodologia com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação e com o apoio dos ministros paranaenses e da bancada federal. Até hoje apenas 17 hospitais das 49 universidades federais aderiram à Ebserh.
Em abril de 2011, o Coun já havia elaborado um manifesto contra a medida provisória que criava a Ebserh, aprovando uma moção de repudio à medida e pedindo a retirada da tramitação no Congresso Nacional. Entretanto, no mesmo ano, a medida virou lei. O Conselho resolveu hoje tornar pública a posição contrária à adesão integral ou parcial do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR à Ebserh.
Publicização
Na mesma reunião, o Coun aprovou ainda a publicização de todas as reuniões de instâncias deliberativas da UFPR. Foi criada uma comissão, composta por 14 integrantes de todas as representações da universidade, para apresentar uma proposta de como a decisão será operacionilizada.
Veja a Resolução do Coun: Res. 23-12-COUN – EBSERH
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]