Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Corpo e movimento são temas da segunda edição do “Tom”

 Cristiane Wosniak  e Patrícia Salles
Cristiane Wosniak e Patrícia Salles

“Corpo, Movimento e Performance em Transit(ação)” são os conteúdos da segunda edição do “Tom” – Caderno de Ensaios da UFPR. A publicação, sonho antigo da Coordenadoria de Cultura da UFPR, agora se materializa em sua segunda edição, lançada oficialmente na noite do dia 29 de outubro último, na casa Hoffmann – Centro Histórico de Curitiba. Sob a curadoria da coreógrafa, Cristiane Wosniak, o “Tom” tem o alcance de divulgar diversas vivências e olhares relacionados à área da Cultura, dentro e fora do padrão acadêmico.

Na oportunidade, os presentes assistiram uma intervenção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR com uma performance da obra “Blasfemale”. Um dos diferenciais deste projeto é possibilitar a integração de alunos bolsistas que mostram suas habilidades nos segmentos de Design; Comunicação; História; Artes Visuais; Produção Cênica e outros.

Desafio – A curadoria da publicação foi um desafio para a coreógrafa Cristiane Wosniak. Nesse contexto, uma das suas ideias foi analisar o processo de criação da obra “Coelhos”, apresentada pela Téssera Companhia de Dança da UFPR. O artigo “Quando os Coelhos saem da Toca”, escrito em parceria com o coreógrafo Rafael Pacheco para o caderno, expressa a intenção da curadora.  Segundo Cristiane, os 35 anos de existência da Téssera foram uma grande inspiração para a elaboração desta segunda edição.

Para o tópico de entrevista do caderno, Cristiane conversou com o ator paranaense Hélio Barbosa, que trouxe lembranças dos seus 50 anos de carreira como artista multimídia. “Hélio fala sobre a coragem e a luta de um artista, seu engajamento e batalha pela Arte”, observou Cristiane. Ainda outras personalidades do mundo acadêmico e artístico nacional atenderam ao convite da curadora, colaborando com ensaios escritos e fotográficos.

Projeto – “O projeto foi gestado dentro da Coordenadoria de Cultura, reunindo bolsistas e curadores convidados a pensarem na iniciativa”, refletiu a pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço durante o evento de lançamento. Para o coordenador de Cultura, professor Ronaldo de Oliveira Corrêa, um dos objetivos do caderno foi alcançado: “trazer movimento a algo que e estático”. O professor lembrou também que cada novo exemplar do “Tom” desafia o fazer dos alunos que constituem a UFPR.

Novo tema – A curadora Cristiane Wosniak observou que a terceira edição do Caderno de Ensaios da UFPR oferece um desafio ainda maior: “pensar a respeito, ao redor e por dentro dos corpos híbridos – materiais artísticos que transmitem várias linguagens ao mesmo tempo. O assunto propõe empenho aos criadores da atmosfera gráfica da futura edição”, constatou Cristiane. E, pensando em temas afins, a diversidade e os direitos culturais estão na pauta dos próximos exemplares. O “Tom”, projeto abrangente que provoca a sociedade de dentro para fora da academia, pode ser conferido a partir desta terca-feira (3), pelo link http://issuu.com/tom_ufpr/docs/tom1.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...