Convênio viabiliza o estudo do estado nutricional de escolares do Paraná

Dentro do Termo de Cooperação que já existe entre o Departamento de Nutrição e FUNDEPAR – Instituto de Desenvolvimento Escolar do Paraná, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação foi assinado convênio que irá permitir ao Departamento de Nutrição desenvolver pesquisa que irá traçar o perfil nutricional de escolares do Paraná.

Para a chefe do Departamento de Nutrição, professora Sila Mary Rodrigues Ferreira a pesquisa é a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado. ‘Fizemos a coleta dos dados e agora será importante traçar este perfil, pois ele será útil ao planejamento de ações alimentares nas escolas públicas, bem como será um rico material para professores e estudantes do curso’, avalia.

O apoio que o curso de Nutrição dá aos trabalhos realizados pela FUNDEPAR junto às escolas públicas foi lembrado pela diretora-presidente da instituição, Sandra B. Turra. ‘Nosso trabalho é arduo, pois viabilizamos a merenda escolar com poucos recursos. Mas, dentro desta ótica conseguimos viablizar a compra de produtos in natura pelas escolas – como frutas. Mas o apoio da UFPR tem sido fundamental pois com o auxílio de professores e estudantes conseguimos, por exemplo, capacitar as 1300 merendeiras. Isso é inédito, nunca as merendeiras foram treinadas para trabalhar com a merenda escolar’, esclarece a diretora.

Parcerias que permitem o crescimento – Para o reitor Carlos Moreira Júnior é fundamental para a Universidade realizar parcerias como esta, que viabilizam ações em prol da sociedade. ‘Fui acusado, durante a minha campanha de reeleição de fazer acordos com o Governo do Estado. O que fazemos são parcerias e que, como esta com o Departamento de Nutrição, tem oferecido pontos positivos para ambos os envolvidos mas, principalmente, trazendo melhoria para a sociedade paranaense. Parcerias como essa continuaremos a fazer e temos certeza que a comunidade universitária aprova estas ações’, afirmou o reitor. ‘Continuarei a fazer parcerias seja com este governo ou com qualquer outro que queira transformar a sociedade.’

Assinatura de convênio entre FUNDEPAR e Departamento de Nutrição
Foto: Izabel Liviski