Convênio com instituições francesas foi assinado na Reitoria

A solenidade de assinatura foi no final da manhã de segunda-feira, dia 25 de maio, no Gabinete da Reitoria. Diretores de seis instituições de ensino superior da França participaram da cerimônia e assinaram o documento que solidifica a parceria. Eles foram recebidos pelo vice-reitor Rogério Mulinari.

Diversos estudantes de Engenharia das áreas de Elétrica e Mecânica da UFPR participaram do programa e passaram um ano estudando na França. Da mesma forma alunos franceses vieram para a UFPR, destacou o professor Carlos Siqueira, assessor de Relações Internacionais. Além do intercâmbio de estudantes com bolsa de estudos, o projeto prevê duas missões de professores por ano. Ganham os dois países, na opinião de Siqueira porque o programa contribui para uma formação de maior qualidade.

Entre as universidades participantes do programa Brafitec estão: Escola Nacional Superior de Física de Estrasburgo; Escola Nacional Superior de Eletrônica e suas Aplicações de Cergy Pontoise; Escola Nacional de Engenheiros de Estradas e Técnicas de Armamento, de Brest; Escola Nacional Superior de Eletrônica e Informática e Rádio- Comunicação de Bordeaux e Escola Superior de Física, Química e Eletrônica de Lyon.

A formalização do acordo com essas instituições é uma exigência da Capes, haja vista que o programa funciona com recursos dos governos francês e brasileiro. Na UFPR este intercâmbio é coordenado pelo professor Horácio Tertuliano dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica.

Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: ACS