Conselhos devem atuar como caixa de ressonância, diz reitor

O reitor recepcionou em seu gabinete os representantes da comunidade externa nos conselhos da instituição, indicados por suas respectivas entidades e eleitos por maioria de votos pelo Conselho Universitário (Coun).

Com mandato de um ano, ao todo cinco titulares e cinco suplentes representarão entidades patronais e de trabalhadores nos seguintes órgãos da UFPR: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) e Conselho de Curadores (Concur).

A reunião dos membros do Cepe e do Coplad resulta no Coun, órgão máximo deliberativo da UFPR. A gestão colegiada das instituições públicas de ensino superior brasileiras é uma determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Ao dar boas-vindas aos conselheiros —alguns deles assumem a função pela primeira vez, outros foram reconduzidos—, Zaki Akel Sobrinho observou que o espírito da gestão da universidade não é o da imposição. “Tragam sugestões, participem ativamente dos debates”, solicitou. “A universidade é de todos nós, vocês vão nos ajudar a trilhar o melhor caminho.”

Zaki também citou alguns dos temas que serão debatidos pelos conselhos da UFPR nos próximos meses, entre eles o formato do vestibular. O Ministério da Educação deve divulgar em breve um balanço da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), baseado na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A UFPR optou em 2009 por ficar de fora do Sisu. “Cabe aos conselhos decidir isso neste ano”, observou o reitor.

Depoimentos

Dirigente da APP-Sindicato, Janeslei Albuquerque prossegue como representante dos trabalhadores no Cepe. “Nosso papel é buscar que a universidade pública seja cada vez mais pública e democrática”, disse Janeslei, ao citar que quase 90% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão excluídos das universidades.

“As pautas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão têm um caráter mais pedagógico”, explica a diretora da APP. “O volume de trabalho é grande, mas temos uma boa assessoria da SOC [Secretaria dos Órgãos Colegiados].”

O vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Paulo César Nauiack, reeleito para o Coplad, observou a importância dos processos que tratam da aplicação de recursos públicos na universidade. “Vemos uma explosão de obras e de crescimento da UFPR”, afirmou. “Nesse processo de construção, precisamos não só trazer as demandas da sociedade para cá, mas levar as demandas da UFPR para a sociedade, para as nossas entidades.”

Expansão e assistência

O reitor Zaki Akel Sobrinho também abordou o processo de expansão da UFPR em Matinhos, Curitiba e Palotina, além do auxílio prestado pela universidade à implantação da recém-criada Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu. “Vivemos hoje no Brasil um momento de retomada dos investimentos em educação.”

Em seu discurso, o reitor lembrou ainda que a UFPR lançou neste mês de abril o maior programa de assistência estudantil de sua história, que prevê a oferta de 4,2 mil bolsas acadêmicas. “Nossa luta é contra a evasão e a repetência”, disse. “As bolsas são uma proteção para que o aluno não se evada, e estamos apurando as disciplinas com maiores índices de reprovação para que os bolsistas do mestrado auxiliem os alunos de graduação com, por exemplo, aulas de reforço.”

Também participaram da recepção aos conselheiros o vice-reitor Rogério Mulinari, o secretário dos Órgãos Colegiados da UFPR, Dionei Silva, e o assessor especial do Gabinete do Reitor, Norton Nohama.

Confira abaixo a relação dos dez membros que representam a comunidade externa nos conselhos da UFPR.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

Representantes Titulares

• Janeslei Aparecida Albuquerque (APP-Sindicato)

• Luiz Carlos Baeta Vieira (Fiep)

Representantes Suplentes

• Mariah Seni Vasconcelos Silva (APP-Sindicato)

• Marcos Mueller Schlemm (Fiep)

Conselho de Planejamento e Administração

Representantes Titulares

• Paulo César Nauiack (Fecomércio-PR)

• Mário Sérgio Ferreira de Souza (CUT)

Representantes Suplentes

• Luiz Gonzaga Fayzano Neto (Fecomércio-PR)

• Veroni Salete Del Ré (CUT)

Conselho de Curadores

Representante Titular

• Jaime Sunye Neto (Associação Comercial do Paraná)

Representante Suplente

• Luiz Antonio Sebben (Associação Comercial do Paraná)

Saiba mais sobre os conselhos

Entre as atribuições do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estão fixar normas sobre o vestibular e sobre os cursos de graduação e pós-graduação, além das grades curriculares.

Também cabe ao Cepe aprovar os programas anuais de trabalho dos departamentos, os planos dos novos cursos e os serviços de extensão; definir o calendário escolar.

Ao Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) compete, entre suas funções, debater políticas nas áreas administrativa, patrimonial, financeira e de recursos humanos; aprovar os quadros do pessoal docente e técnico-administrativo; deliberar sobre convênios, acordos, ajustes e contratos a serem firmados pela UFPR superiores a R$ 150 mil; aprovar e acompanhar o plano anual e plurianual da universidade; e aprovar e avaliar a proposta orçamentária global e o orçamento da Universidade.

O Conselho de Curadores (Concur), entre outras atribuições, examina a contabilidade, os balancetes mensais e emite parecer sobre as prestações de contas da universidade.

Recepção dos representantes da comunidade externa nos diferentes conselhos da UFPR

O reitor Zaki Akel Sobrinho, durante recepção aos conselheiros

O vice-reitor Rogério Mulinari e o assessor Norton Nohama