Congresso Brasileiro de Geologia começa domingo (26/10)

Promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Geologia, o evento segue até o dia 31 de outubro, no Estação Embratel Convention Center, localizado na esquina das avenidas Sete de Setembro e Marechal Floriano.

Com o tema ‘O planeta Terra em nossas mãos’, o congresso debaterá, entre outros assuntos, a exploração mineral, os desafios e as fronteiras exploratórias do petróleo, o aproveitamento e gestão dos recursos hídricos e as mudanças climáticas do planeta.

‘Já temos mais de 2,5 mil pessoas inscritas, entre professores, pesquisadores e estudantes de geologia e de áreas afins, como química, geografia, biologia e engenharia civil’, relata Eleonora Vasconcellos, professora da UFPR e presidente do núcleo paranaense da Sociedade Brasileira de Geologia.

Serão 37 simpósios temáticos, 14 sessões técnico-científicas, dez mesas-redondas, seis conferências, entre outras atividades, como lançamentos de livros e exposições. Foram submetidos ao congresso 1,8 mil trabalhos. Todos eles serão expostos em painéis.

Ao longo do congresso, mais de 50 instituições públicas e privadas participarão de uma exposição, entre elas dez instituições de ensino.

Geologia no Paraná

Entre os livros que serão lançados durante o 44º Congresso Brasileiro de Geologia está a obra ‘Geologia na Universidade Federal do Paraná: uma história traçada para o futuro’.

De autoria do professor Rubens José Nadalin, coordenador do curso de geologia da UFPR, em conjunto com Emerson Camargo, também professor da UFPR, e Tatiana Marchette, o livro tem como objetivo resgatar a memória da geologia na universidade.

A Universidade Federal do Paraná é a única do Estado que oferece o curso de geologia.

Entre os temas abordados na obra está a criação do Instituto de Geologia do Paraná, em 1959, além dos trabalhos da Comissão da Carta Geológica do Estado, que fez um mapeamento inédito de grande parte da região leste do Paraná, na década de 60.

A capa do livro traz uma reprodução do primeiro mapa geológico do Paraná, feito em 1925 por Paulo Euzébio de Oliveira. ‘Quase ninguém conhece este documento, que foi descoberto há pouco tempo dentro da biblioteca do Centro Politécnico da UFPR’, revela o professor Rubens Nadalin.

Mais informações sobre o 44º Congresso Brasileiro de Geologia estão disponíveis através do endereço www.44cbg.com.br.

Logotipo do 44º Congresso Brasileiro de Geologia

Capa do livro Geologia na Universidade Federal do Paraná