Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Complexo HC registra alta de seu primeiro paciente curado de Covid-19

Foi sob aplausos das equipes que atuam na linha de frente que o primeiro paciente curado da Covid-19 recebeu alta do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC -UFPR) . Admitido na UTI Covid-1 no dia 8 de abril com quadro de Sars-CoV-2/Covid-19, o homem, de 38 anos, necessitou de suporte ventilatório e hemodinâmico invasivo.

Durante esse período, recebeu cuidados intensivos da equipe multiprofissional – composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos e demais membros que compõem a assistência. O paciente apresentou melhora gradativa, permitindo a retirada da ventilação mecânica no 11º dia de internação, sendo transferido para a enfermaria da infectologia após 15 dias de tratamento em terapia intensiva.

Juliana dos Santos, enfermeira que acompanhou o paciente durante o processo de alta e o reencontro com a família, relata que foi emocionante presenciar esse momento. “Foi gratificante devolver o paciente para a família dele sem nenhum evento adverso. Saber que ele vai continuar a jornada dele, conquistando sonhos e projetos de vida. Nós temos uma equipe de excelência e vamos continuar nossa missão”.

O paciente deixou um recado para os profissionais do hospital. “Foram dias de tratamento no HC. Fui acompanhado por uma equipe ótima. Só tenho a agradecer a Deus e a esses profissionais”.

Assista ao momento da alta:

Equipes Covid do CHC trabalham integradas para atender pacientes da melhor maneira possível

A chegada dos pacientes com coronavírus modificou radicalmente a rotina das equipes do Hospital de Clínicas.

Ligia Palu, enfermeira responsável pela UTI Covid-1, destaca o treinamento que todos os profissionais receberam e também as adaptações que estão sendo enfrentadas com a nova rotina, principalmente a de trabalhar 100% do tempo com os equipamentos de proteção individual (EPIs). “Posso dizer que as equipes se sentem fortalecidas e mais preparadas para esse enfrentamento. O trabalho em equipe se faz presente mais do que nunca. Trabalhamos uns cuidando dos outros, em prol da recuperação dos pacientes”.

Por Comunicação CHC-UFPR

 

Sugestões

Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Museu paranaense de ciências forenses recebe a UFPR para visita técnica
Grupo de pesquisadores em Divulgação Científica da UFPR conhecem o Museu Paranaense de Ciências Forenses A...
UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...