Começa na UFPR o XIV Encontro do Grupo Tordesillas

Reitor Zaki Akel Sobrinho abre o encontro do Grupo Tordesillas. Foto: Marcos Solivan

Com uma solenidade realizada na noite do domingo (10), foi aberto na Universidade Federal do Paraná o XIV Encontro do Grupo Tordesillas que reúne reitores de universidades brasileiras, da Espanha e de Portugal. Durante dois dias, os dirigentes universitários vão debater as interfaces na ciência, tecnologia e inovação. O grupo é formado por 54 instituições, sendo 28 universidades brasileiras, 17 espanholas e 9 portuguesas. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que preside o Grupo Tordesillas desde o ano passado, vai passar o cargo, no último dia do encontro, para o atual vice-presidente do grupo e reitor da Universidade Nova de Lisboa António Rendas.

No discurso de boas vindas o reitor da UFPR destacou a importância do trabalho conjunto entre os três países, principalmente sobre o colégio doutoral em diversas áreas. Novos pactos conjuntos devem ser firmados neste encontro, que permitem pesquisas em assuntos relevantes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Solenidade de abertura do Encontro do Grupo Tordesillas. Foto: Marcos Solivan

Nesta segunda-feira (11), os reitores participam da mesa-redonda sobre Políticas Públicas na Educação e Colégios doutorais (rede acadêmica formada por várias universidades). À tarde do mesmo dia, os reitores apresentam as mais recentes pesquisas em nanociência e nanotecnologia e estudos de experimentação em saúde.

Já dia 12 (terça-feira), os debates vão girar em torno dos impactos ambientais das novas tecnologias, experiência de internacionalização da pesquisa, estudos culturais, transmidiáticos, ciências políticas, relações internacionais e ainda gerenciamento de sistemas costeiros. Além dos debates estão programadas oficinas sobre a construção de propostas para colégios doutorais em nanotecnologia, e em estudos de experimentação em saúde, estudos culturais transmidiáticos e gerenciamento de sistemas costeiros.

Mais fotos da solenidade: