Com 15,4 mil candidatos, 2ª fase do vestibular da UFPR começa no sábado

A entrada dos candidatos nos locais de prova —onze em Curitiba e dois em Palotina— será permitida apenas das 13 às 13h30, quando os portões de acesso aos prédios serão fechados. A prova começa às 14 horas.

O novo comprovante de ensalamento está disponível no endereço www.nc.ufpr.br.

Além desse comprovante impresso, os vestibulandos devem levar um documento de identidade, caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha.

‘Pedimos que os candidatos prestem atenção ao seu local de prova e procurem chegar com antecedência’, observa Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR.

Dos 43,8 mil candidatos inscritos, 15.443 foram aprovados na primeira fase, realizada no último dia 29 de novembro.

O vestibular da UFPR oferece 5.334 vagas. Nos últimos dois anos, a universidade criou 23 novas opções de cursos de graduação e ampliou em 30,1% o total de vagas, que até 2007 era de 4.099.

Dos 15,4 mil estudantes que ainda estão no processo, 461 são treineiros e não concorrem efetivamente às vagas.

O resultado final será divulgado até 22 de janeiro. A universidade solicitou ao Ministério da Educação o envio das notas das provas objetivas da edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que terão peso de 10% no desempenho final dos candidatos no vestibular.

Provas

No sábado, os candidatos farão a prova de compreensão e produção de textos, cujo conteúdo é comum a todos os cursos. São cinco questões discursivas e o tempo máximo de duração da prova é de 4h30.

No domingo (13), haverá provas específicas, cujas disciplinas variam conforme o curso escolhido pelo estudante. Das 91 opções de cursos da UFPR, 26 não exigem nenhuma prova específica. Os demais cursos têm uma ou duas provas específicas.

Os candidatos aos cursos de design, arquitetura e urbanismo e música fazem no domingo provas de habilidade, que possuem regras específicas previstas no edital e no guia do candidato. Já os cursos de estatística, matemática e matemática industrial terão ainda uma terceira fase, que se estenderá ao longo do primeiro semestre de 2010.

Horário especial

Dos 220 candidatos que, por convicção religiosa, solicitaram um horário especial para realizar a prova de sábado, 78 foram convocados para a segunda fase do vestibular da UFPR.

Esses candidatos farão a prova à noite, no Setor de Ciências da Saúde da UFPR, localizado na rua Padre Camargo, 280. Mas o horário de fechamento dos portões será o mesmo dos demais candidatos, às 13h30.

‘Eles podem levar algum lanche ou a bíblia para ler enquanto esperam’, informa Raul von der Heyde. Já materiais de estudo são vetados.

Eles permanecerão, incomunicáveis, no auditório do setor, até as 20h02 —horário do pôr-do-sol, segundo o Simepar—, quando começarão a resolver as questões. Como a prova tem duração máxima de 4h30, o horário limite para esses candidatos irá até 00h32 da madrugada de domingo.

Locais de prova da segunda fase do vestibular da UFPR

Em Curitiba

• Setor de Ciências Agrárias da UFPR

Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê

• Campus Centro Politécnico da UFPR

Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, s/nº, Jardim das Américas

• Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico da UFPR

Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico

• UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil)

Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã

• Unicuritiba (Centro Universitário Curitiba)

Rua Chile, 1678, Rebouças

• Faculdade Padre João Bagozzi

Rua Caetano Marchisini, 952, Portão

• Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes

Rua Fioravante Dalla Stella, 90, Cristo Rei

• Colégio Estadual Júlia Wanderley

Avenida Vicente Machado, 1643, Batel

• Colégio Estadual Professor Elias Abrahão

Avenida Senador Souza Naves, 1221 , Bairro Cristo Rei

• Departamento de Música da UFPR (Batel)

Rua Coronel Dulcídio 638

• UFPR – Hospital de Clínicas

Rua General Carneiro, 181

Em Palotina

• Campus Palotina da UFPR

Rua Pioneiro, 2153

• Colégio Santo Agostinho

Rua General Rondon, 797

[*] Matéria atualizada às 14h30 de 10/12/2009, para correção da lista dos locais de prova.

Vestibulandos entram no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, na 1ª fase do vestibular 2009-2010
Foto: Manuela Salazar | 29.nov.2009

Link(s) relacionado(s):