Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Colóquio Nacional Direito e Política abre programação

A Universidade Federal do Paraná realiza, nesta terça-feira (27) às 19 horas, a abertura oficial do I Colóquio Nacional Direito e Política, com a palestra do professor Newton Bignotto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento promovido pelo grupo de pesquisa em Direito e Política, vinculado ao programa de Pós-graduação em Filosofia, segue até o dia 30 e reúne docentes de diversas universidades do País.

“Eu e a professora Cristina Foroni criamos um grupo de trabalho em torno da articulação entre a Filosofia e o Direito; nossa ideia é inaugurar uma série de atividades contínuas. Queremos, junto com o Direito, ter a continuidade da programação nessa interface”, explica a professora Maria Isabel Limongi, coordenadora do Colóquio.

As apresentações de trabalhos, no período da manhã, marcaram o início da programação do evento. Durante a tarde, por sua vez, a mesa-redonda “Democracia e judicialização da política” contou com a participação dos professores Andrei Koerner, da Unicamp; Joel Thiago Klein, da UFSC; e Katya Kozicki, da UFPR.

Mesa-redonda Democracia e judicialização da política. Foto: Leonardo Bettinelli

O docente Wladimir Barreto Lisboa, que atua nas áreas de Filosofia e Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, afirma que a iniciativa deve ser itinerante. “A Filosofia tem um grande papel a contribuir com o rigor da tradição conceitual da área do Direito, que é uma das que atinge um público maior de estudantes. O evento é muito positivo, já temos unido essas áreas no Rio Grande do Sul e pretendemos que isso se constitua com periodicidade em todo o Brasil”.

“No entendimento das minhas pesquisas a discussão direito e política sempre foi indissociável. Precisamos pensar e debater esses temas atrelados, nos limites da legalidade”, avalia a professora de Direito da UFPR, Katya Kozicki.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. De acordo com a organização, o encontro tem o objetivo de abordar as relações entre o poder judiciário e as práticas democráticas – problemática que vem sendo chamada de “judicialização da política e politização da justiça” (ou do poder judiciário).

“Esse evento provoca reflexões que nos fazem retomar algumas agendas que achávamos que estavam dadas e foram desmanteladas, como a da democracia constitucional, das instituições e de direitos básicos”, diz a diretora da Faculdade de Direito da UFPR, professora Vera Karam.

Confira a programação completa.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...