Círculo de Diálogos estimula criação de projetos

O evento ‘Círculo de Diálogos’, realizado na sexta-feira, 17 de abril, no ginásio do departamento de Educação Física, reuniu cerca de 200 estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFPR, UniBrasil, Fesp e Faculdades Spei com o objetivo de debater e pensar em projetos voltados aos oito Objetivos do Milênio (ODM).

Durante a abertura do evento, foi assinada parceria entre a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, e a United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de certificar projetos paranaenses que tenham como meta um dos oito ODM. A oficial de Programas UNV Brasil, Anika Gärtner, acredita que a parceria entre as duas entidades, que têm muito em comum, só trará benefícios, fazendo crescer a rede de voluntários e projetos certificados. “Estes voluntários atuam localmente e contribuem para uma causa global”, explica.

Para o presidente da FIEP, Rodrigo Rocha Loures, o espaço de debates do Círculo de Diálogos é fundamental para estreitar relações entre o sistema produtivo, o sistema universitário e o governo num esforço que envolve o sistema público, acadêmico e a sociedade civil para se alcançar os Objetivos do Milênio. No final de 2008, Rocha Loures foi convidado a apresentar dados do movimento paranaense na assembléia da ONU. Os números brasileiros são bastante positivos, mas o desempenho do Paraná e de duas a três vezes mais rápido, servindo de referência mundial. Atualmente, 20 mil voluntários estão cadastrados. Dos oito objetivos, quatro já foram atingidos e até 2010 mais três devem alcançados. A meta mundial é de que até 2015 os oito objetivos sejam vencidos.

Na ocasião, o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, Wagner Caetano, fez o lançamento da terceira edição do prêmio “ODM Brasil”, um reconhecimento público de projetos nas áreas de políticas públicas municipais e da sociedade civil que visem alcançar os oito objetivos propostos pela ONU. O edital será lançado em maio e a inscrição de projetos será de junho a agosto.

O reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, ressalta que a colaboração da ONU dará impulso na formação de redes e projetos, com “pessoas de mangas arregaçadas para que o país seja mais justo e melhor”. “A Universidade deve formar alunos cidadãos, conscientes dos problemas que existem, com senso de que podem ser agentes transformadores da sociedade”, completa.

Participação acadêmica

O objetivo do evento foi estimular a elaboração de projetos de pesquisa e extensão e trabalhos de conclusão de curso que promovam estratégias para alcançar as metas do Milênio. Com a participação do Paraná no programa UNV, essas iniciativas podem ser certificadas pela ONU, agregando valor ao projeto e aos currículos dos participantes e facilitando parcerias externas. A coordenadora de Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, professora Karen Franklin da Silva, espera que surjam novos voluntários e que muitos projetos se candidatem à certificação. “Existem muitos projetos e pesquisas com vistas aos ODM na UFPR que podem se candidatar. Além da certificação da ONU, a experiência no voluntariado é um diferencial na vida profissional de cada um”.

Em um dos grupos de trabalho, estudantes do primeiro ano de Educação Física da UFPR já se preocupavam em como colaborar com os ODM. Nicholas Alexandre Kochinski viu no evento a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento geral das pessoas em sua área. Mesmo estando nos primeiros meses do curso, já tem a consciência que, como professor de educação física, será um referencial para seus alunos, dando bons exemplos e interferindo no desenvolvimento da sociedade.

Participantes do Círculo de Diálogos debatem propostas para Objetivos do Milênio

Assinatura da parceria entre Fiep e ONU Volunteers

Reitor Zaki Akel Sobrinho

Anika Gärtner, representante da ONU Volunteers