Cientista que descobriu rochas de plástico é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná 

20 junho, 2023
09:09
Por Jéssica Tokarski
Ciência e Tecnologia

Fernanda Avelar Santos, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e responsável pela descoberta de rochas formadas por plástico na Ilha da Trindade (Espírito Santo), recebeu, nesta segunda-feira (19), menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelo importante trabalho de pesquisa desenvolvido. 

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Goura Nataraj e aprovada pelos demais membros da Assembleia. “Estamos homenageando a doutora Fernanda, que fez uma descoberta científica muito importante, mas que, na verdade, é uma descoberta triste. Espero que isso possa surtir mudanças de políticas públicas, de hábitos e que a gente possa reverter esse cenário”, destacou o deputado. 

Fernanda recebeu a homenagem das mãos do autor da proposta, deputado Goura Nataraj. Foto: Marcos Solivan/UFPR

Para Fernanda, ter a pesquisa que ajudou a desenvolver, na pós-graduação em Geologia da UFPR, reconhecida no âmbito da política pode ajudar a conscientizar os tomadores de decisão sobre a importância de investir em políticas públicas e campanhas de conscientização sobre a poluição marinha, em particular o problema do plástico. “Essa abordagem é essencial para combater e reverter os impactos significativos causados pelo descarte de plástico no nosso oceano. E também fico feliz por ter a ciência desenvolvida no nosso estado reconhecida”. 

Em maio deste ano, a geóloga também foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba, a partir de proposta do vereador Bruno Pessuti. 

Homenageada na Câmara de Curitiba, Fernanda Avelar Santos foi responsável pela descoberta de rochas de plástico. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A pesquisa do Laboratório de Estudos Costeiros da UFPR, conduzida por Fernanda, causou exaltação no mundo todo a partir da divulgação da reportagem realizada pela Revista Ciência UFPR, em fevereiro deste ano. As menções ao assunto foram feitas em diferentes mídias – rádio, televisão, jornais, revistas, internet, podcasts, entre outros – e a pauta percorreu mais de 60 países. 

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.