Neste Dia dos Professores lembramos a vida da docente que lançou as bases para a pós-graduação no Setor de Educação da UFPR e hoje empresta o nome a uma escola pública com método montessoriano
Ter seu nome em uma escola pública é uma homenagem tradicional com a qual um professor pode sonhar. Este ano de 2025 é o segundo de funcionamento da escola municipal de Curitiba que homenageia uma figura importante na história da Universidade Federal do Paraná (UFPR): a professora Zelia Milléo Pavão, primeira mulher a assumir um cargo de direção de setor na universidade.
Inaugurada em maio de 2024, a escola localizada no bairro Seminário é aberta para estudantes da pré-escola e do Ensino Fundamental. Na época da abertura, a Prefeitura da capital divulgou que a instituição seria a primeira da rede pública municipal a usar o Método Montessori, abordagem pedagógica na qual a professora Zelia foi uma das pioneiras no Paraná.
Nascida em 18 de junho de 1928, na cidade da Lapa, Zelia seguiu os passos da mãe professora e se tornou um dos maiores nomes da educação pública no Paraná. Casada com o engenheiro e também professor da UFPR Jurandyr Pavão, teve quatro filhos: Rita, Lúcia, Luiz Antonio e Zelinha. Quatro anos após seu falecimento, que ocorreu em julho de 2021, aos 93 anos, Zelia segue sendo lembrada com carinho por familiares, alunos e colegas.
Leia a matéria completa, com galeria de fotos, no site da Ciência UFPR
Leia mais notícias da revista Ciência UFPR
Conheça e siga os canais da Ciência UFPR
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]