Mosquito de estudo. Foto: Ronnlida Araújo/Acervo Pessoal

Ciência UFPR: Estudo revela impactos das cinzas de queimadas sobre insetos aquáticos

10 abril, 2025
11:49
Por Bruna Soares
Ciência e Tecnologia

Estudo conjunto entre UFPR, UFMT e UFSC aponta impactos negativos dos incêndios florestais ainda pouco considerados em políticas públicas

Incêndios florestais, além de devastarem quilômetros de áreas de vegetação, têm efeitos profundos e subestimados sobre os ambientes aquáticos. Isso é o que sugere uma pesquisa conduzida no Laboratório de Morfologia e Fisiologia de Culicidae e Chironomidae (Lamfic2) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao indicar que as cinzas originadas de incêndios florestais causam danos significativos a uma espécie de mosquito não picador usada como indicador de impactos ambientais sobre organismos aquáticos.

Ao verificar as consequências de cinzas de baixa a moderada intensidade, que são as mais comuns e com menos compostos químicos, a pesquisa demostrou que larvas de mosquitos não picadores da espécie Chironomus sancticaroli expostas as cinzas sofreram redução da capacidade de transporte de oxigênio e aumentaram sua capacidade de detoxificação aos metais. Além disso as cinzas foram capazes de aumentar o estresse oxidativo, ou seja, uma dificuldade de compensar danos sofridos em nível celular, o que expõe o ser vivo a doenças e complicações de desenvolvimento.

Além dos problemas biológicos, as larvas apresentaram retrocessos morfológicos, isto é, deformações corporais. Exibiram redução no tamanho corporal, sugerindo impactos do ambiente com cinzas no crescimento e no desenvolvimento da espécie.

Leia a matéria completa, com infográfico, no site da Ciência UFPR

Foto de destaque: Ronnilda Araújo/Acervo Pessoal

Conheça e siga os canais da Ciência UFPR aqui

Sugestões

27 novembro, 2025

Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]

26 novembro, 2025

Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]

25 novembro, 2025

Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá  O Museu de Arqueologia e Etnologia […]

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]