CHC-UFPR sedia 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

22 julho, 2024
17:17
Por Bruna Soares
UFPR

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) realizou a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de educação superior estrangeiras (Revalida. O evento teve mais uma vez o CHC-UFPR como uma das 20 sedes que aplicaram as provas em todo o Brasil. 

A prova de habilidades clínicas do Revalida é uma das etapas do exame que tem como objetivo avaliar se os médicos formados no exterior possuem as competências práticas necessárias para exercer a profissão no Brasil. Esta etapa é realizada após a fase teórica e consiste em avaliações práticas que simulam situações reais de atendimento médico.

Durante a prova de habilidades clínicas, os candidatos foram avaliados nas estações, onde precisam demonstrar habilidades de diagnóstico, comunicação com o paciente, tomada de decisão clínica e gestão de casos.

O professor Edison Luiz Almeida Tizzot, vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR explica que “cada médico realiza 2 estações dentro das 5 áreas citadas, totalizando 10 estações, que podem abranger qualquer uma das especialidades abrangidas nas 5 grandes áreas da Medicina”. 

Essa etapa é crucial para garantir que os médicos estrangeiros tenham as competências necessárias para atuar no sistema único de saúde (SUS), garantindo assim a segurança e qualidade do atendimento médico prestado à população.

Para serem aprovados na segunda etapa, os participantes precisam obter, no mínimo, 64,277 pontos de 100.

A equipe de aplicação da prova do CHC-UFPR contou com cerca  de 400 colaboradores, dos quais sete eram professores e 45 acadêmicos do curso de Medicina da UFPR, além do administrativo e dos serviços gerais, sendo a maioria do Hospital de Clínicas da UFPR, sob a supervisão médica geral do professor Marcelo Marcondes Stegani,  como coordenador local do CHC-UFPR,  e Supervisão Acadêmica do  professor Edison Luiz Almeida Tizzot, vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.  Ao todo, foram utilizados 35 consultórios , realizando 2.060 estações simuladas distribuídas em cinco grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia,  Pediatria e Saúde Coletiva e Saúde da Família.

“A participação do HC ao ceder suas instalações para a realização do Revalida é uma importante contribuição para que possamos avaliar quais médicos formados no exterior estão realmente capacitados para atenderem a nossa população. Nossas instalações oferecem total segurança e primor técnico para que a prova atinja os seus objetivos. Isso tem permitido que nossa equipe repetidamente tenha obtido lugar de destaque entre as 20 sedes em diferentes cidades, como a que realiza a prova com a melhor organização e eficiência, cumprindo o cronograma da prova com exatidão”, afirma Edison Tizzot. 

Sobre o Revalida

O Revalida é um processo realizado no Brasil para permitir que médicos formados fora do país possam exercer a profissão aqui. É uma avaliação que testa o conhecimento teórico e prático dos candidatos, abrangendo diversas áreas da medicina. O exame é realizado em duas etapas: uma teórica e outra prática, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A divulgação dos resultados finais deve ocorrer em aproximadamente 40 dias.

Sugestões

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]

22 julho, 2024

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.