Cerimônia no Setor de Agrárias (fotos arquivo pessoai)
Cerimônia no Setor de Agrárias (fotos arquivo pessoai)

Cerimônia celebra titulação de mestres e doutores do Setor de Ciências Agrárias da UFPR

01 julho, 2025
17:10
Por Simone Meirelles
UFPR

A direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR realizou no dia 27 de junho a 2ª Cerimônia de Titulação de Mestres e Doutores do Setor de Ciências Agrárias. A solenidade reuniu egressos, docentes e familiares no anfiteatro do setor, que ficou lotado para homenagear os 23 novos titulados: 11 mestres e 12 doutores formados em cinco programas de pós-graduação.

Auditório lotado na cerimônia

A mesa diretiva foi composta pela pró-reitora de Pesquisa da UFPR, professora Edneia Amâncio de Souza Ramos Cavalieri, pelo vice-diretor do Setor, professor João Carlos Bespalhok Filho, e pelo diretor do Setor, professor Volnei Pauletti, que presidiu o evento. Também estiveram presentes os coordenadores dos programas de Pós-Graduação: professores Maria Aparecida Cassilha Zawadneak (Agronomia-Produção Vegetal), Karina Maria Vieira Cavalieri Polizeli (Ciência do Solo), Fernando Andrade Souza (Ciências Veterinárias),  Alexandre Behling (vice-coordenador de Engenharia Florestal) e  Laila Talarico Dias (Zootecnia).

Professores João Bespalhok Filho, Volnei Pauletti, Maria Aparecida Zawadneak, Laila Talarico, Edneia Cavalieri, Karina Polizeli, Fernando Souza e Alexandre Behling.

Emocionados, os oradores da cerimônia, Daniel Steiner (mestre) e Jennifer Biscarra (doutora), representaram os colegas ao compartilharem relatos sobre os desafios da trajetória acadêmica e a importância da pesquisa e da docência no cenário atual. Ambos destacaram o papel fundamental dos orientadores e o apoio da família ao longo do percurso.

A cerimônia, única entre os 92 programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, reforça o caráter pioneiro do Setor de Ciências Agrárias em valorizar seus mestres e doutores. Ao trazer familiares e amigos para dentro da universidade, a iniciativa aproxima a comunidade das atividades científicas e reforça o impacto social da pós-graduação, especialmente para aqueles que são os primeiros de suas famílias a alcançar esse nível de formação.

Nos discursos das autoridades e dos egressos, a universidade foi reconhecida como referência no Paraná e no Brasil, destacando seu compromisso com a ciência e com a formação de profissionais capazes de transformar a realidade por meio do conhecimento.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]