Imagem Padrão

Centro de Línguas da UFPR promove Superpedalada Tandem

04 setembro, 2013

Trajeto da Superpedalada será da Reitoria até Unilivre

O princípio de reciprocidade e autonomia, utilizado no aprendizado do Programa Tandem do Centro de Línguas da UFPR (Celin), fará parte do passeio ciclístico que ocorre neste sábado (7), às 10 horas, com saída do pátio da Reitoria. A “Superpedalada Tandem” irá até a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) onde será realizada uma visita guiada e o lançamento do Guia do Pedal Defensivo, traduzido para diversas línguas.

Estudantes estrangeiros residentes em Curitiba e moradores da capital, interessados em conhecer pessoas de outros países, terão a oportunidade de integração por meio do passeio. Para participar basta comparecer no local de saída com bicicleta própria e acompanhar o grupo. Este evento marcará também a pedalada inaugural das Fairbikes da Rede de Estudantes de Intercâmbio de Curitiba.

Programa Tandem
Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do programa Tandem é reunir dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. As ações incluem recepção dos estrangeiros, organização de atividades culturais monitoradas, além do cadastramento, formação e mediação de novas parcerias Tandem.

Tandem é uma palavra originária do latim e atualmente é utilizada para designar uma bicicleta usada por duas pessoas simultaneamente, que pedalam rumo a um destino comum de forma rápida, ecológica e barata. Por isso esta palavra foi escolhida como nome do programa.

O Programa Tandem-Celin foi implantado em maio de 2007 pelas professoras Bruna Ruano e Fernanda Baukat. Foi reestruturado este ano, quando ampliou suas atividades e passou a ser chamado Núcleo Tandem Celin. Desde abril passou a disponibilizar novos horários de atendimento ao público e promove atividades que integrem brasileiros e estrangeiros.

Serviço:
Super Pedalada Tandem
Data:
sábado, 07 de setembro
Saída: às 10 horas do pátio da Reitoria UFPR, Rua Quinze de Novembro, 1299 ─ Centro
Chegada: na Universidade Livre do Meio Ambiente, Rua Victor Benato, 210 ─ Pilarzinho
Evento Gratuito

Mais informações: tandem.ufpr@gmail.com

Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.