CEM é reconhecido campus avançado

A decisão foi tomada pelos integrantes do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) na reunião do dia 24 de junho, sem prejuízo do vínculo com o Setor de Ciências da Terra.

Para o CEM o reconhecimento significa a possibilidade de participar de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia específicos para campus fora de sede. Os pesquisadores do CEM poderão apresentar projetos para melhorar a infraestrutura dos laboratórios.

De acordo com a diretora do CEM, professora Eunice da Costa Machado, essa condição de campus permite a participação em editais que preveem a compra de equipamentos de médio porte e assim melhorar as condições de pesquisa. “Esperamos um crescimento também na extensão e no ensino”, destacou a diretora da unidade.

O Centro de Estudos do Mar (CEM) existe desde 1982 . Foi criado como Centro de Biologia Marinha e hoje conta com cerca de 250 alunos nos cursos de Oceanografia( 180) e Aquicultura (30) criado em 2008, além da Pós-Graduação em nível de mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos. O doutorado está sendo criado. O CEM conta com 23 pesquisadores

A UFPR tem três campus externos a Curitiba: Palotina, Litoral e Centro de Estudos do Mar, este formalmente registrado no INEP/MEC como Pontal do Sul.

Fachada do Centro de Estudos do Mar

Link(s) relacionado(s):