Caravana PIC chega a Palotina, Toledo e Jandaia do Sul

Exposições, rodas de conversas e apresentações artísticas marcam a passagem da caravana do Plano Institucional de Cultura (PIC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os dias 10 e 14 de novembro em Palotina, Toledo e Jandaia do Sul. As atividades promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em parceria com os campi estimulam o intercâmbio de conhecimentos e entendimentos sobre a cultura produzida por membros da Universidade.

O Teatro Municipal Ludovico Riedi, em Palotina, foi palco do concerto de música clássica e barroca do “Ensemble Sine Nomine” no último sábado, 10. O grupo de câmara é composto por membros da Orquestra Filarmônica da UFPR que pesquisam e reproduzem músicas dos séculos XVII, XVIII e XIX. As atividades do projeto em Palotina foram realizadas durante a manhã e a tarde desta segunda-feira, 12.

Concerto de música clássica e barroca realizado no dia 10 de novembro no Teatro Municipal Ludovico Riedi marca a abertura das atividades da Caravana PIC no Setor Palotina. Foto: Divulgação

A Caravana PIC também começou no sábado, 10, no Campus Toledo, e segue até terça-feira, 13. A programação nas três unidades da UFPR conta com a exposição “Palavras do Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, que revela detalhes das obras de 13 escritores paranaenses. O público poderá conhecer o trabalho do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) – com uma mostra do acervo – e da Editora UFPR, além de assistir a apresentações de dança, participar de rodas de conversa sobre cultura e curricularização da extensão e contribuir com o mapeamento dos espaços e ações culturais de cada campi.

O “TOM – Caderno de Ensaios”, produzido pela Coordenadoria de Cultura da Proec com o objetivo de promover a crítica e a reflexão sobre produções artísticas e culturais, também será apresentado à comunidade durante o evento.  Na quarta-feira, 14, a Caravana PIC chega a Jandaia do Sul. A Companhia de Dança Téssera levará seu espetáculo “Aquela que é” ao Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva, às 13h30. A entrada é franca. Confira a programação completa.

Caravana PIC

O projeto, que já passou por outros campi, faz parte de um diagnóstico cultural da Universidade. O PIC da UFPR, documento que torna pública a política institucional para essa área, tem o objetivo de fomentar a igualdade por meio da educação e da cidadania, além de garantir o reconhecimento da diversidade e a valorização das culturas e suas expressões. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade, professor Leandro Franklin Gorsdorf, a caravana apresenta três pilares: diagnóstico, mobilização e prognóstico para o futuro. “Nesse sentido, a Caravana também tende a ter uma grande missão, que é a democratização da cultura – do que está sendo feito não apenas pela Proec, mas também a cultura que está sendo exercitada pelos coletivos e grupos de cada um dos campus que estamos passando. Estamos construindo uma ideia coletiva de cultura”, afirma.

“O PIC é um plano para durar 10 anos na Universidade. É a construção de uma política interna voltada à cultura. Nesse sentido, a nossa intenção foi trazer a Proec para dentro dos campi. Primeiro para as pessoas conhecerem o que é – hoje é composta da cultura, da extensão, da Editora UFPR, do MusA e do MAE – e, no segundo momento, abrimos um edital para que o próprio campus apresente o que faz em termos de cultura”, esclarece a coordenadora de Cultura da UFPR, professora Claudia Madruga Cunha. Membros da UFPR podem responder a um questionário on-line para mapear o perfil e a situação cultural da comunidade acadêmica.

No dia 7 de novembro, a Caravana PIC passou pelo Setor Litoral, em Matinhos, e pelo Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM). O Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), e os campi Botânico, Santos Andrade, Agrárias, Politécnico, Reitoria também receberam do projeto. Mais informações aqui.