Calouros têm três dias para confirmar matrícula no início do semestre

estudante formaliza registro acadêmico. Foto arquivo Prograd

Os calouros que efetuaram registro acadêmico no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013 terão outro compromisso importante nos primeiros dias de aula: deverão comparecer à coordenação do curso para o qual foram aprovados para assinar a listagem de confirmação de registro acadêmico. É a forma de comprovar que efetivamente passaram a ocupar a vaga.
“As matrículas em disciplinas do primeiro semestre do curso são automáticas para quem passou no vestibular, mas é preciso que o aluno compareça à secretaria da coordenação do curso em um dos três primeiros dias de aula para verificar em quais disciplinas está matriculado. É o momento de posse da vaga que ele conquistou”, informa Robson Bolzon, coordenador de Políticas de Acesso e Permanência na Graduação.

Perda da vaga – Segundo Robson, a não confirmação do registro no prazo estipulado ocasiona a perda da vaga. O aluno recebe orientação e inclusive assina uma declaração de que está ciente desse compromisso. Robson explica que esse é o mecanismo para garantir que a vaga pública não fique ociosa. O coordenador comenta que muitos estudantes, após se registrarem na UFPR, acabam passando ou optando por outras instituições, sem comunicar sua desistência à UFPR. Por isso se faz necessária a confirmação e a destinação dessas vagas não ocupadas por meio das chamadas complementares.

O coordenador faz um alerta: apesar de toda orientação no momento do registro, todos os anos há quem acabe perdendo a vaga pela não confirmação, caracterizando desistência, fato irreversível.
Neste ano de 2013, com o calendário atípico em razão da greve na UFPR, os calouros deverão comparecer nas respectivas secretarias das coordenações dos cursos nos dias 8, 9 e 10 de abril (aprovados para o primeiro semestre) e nos dias 19, 20 e 21 de agosto (aprovados para o segundo semestre).

texto: Prograd/ACS