Calouros 2006 iniciam atividades dia 20, segunda

Depois de enfrentarem a disputa por uma das 4094 vagas do processo seletivo da UFPR, os calouros iniciam pela primeira vez as atividades escolares antes dos veteranos. A proposta da Semana de Recepção ao Calouro acontecer antes do início efetivo das aulas foi aprovada pelo CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e tem como objetivo permitir que os novos alunos sejam recepcionados pelos coordenadores de curso e professores, conhecendo a estrutura do curso, seus espaços didáticos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Campanha do Trote Humano – Em seu segundo ano, a Campanha do Trote Humano que é desenvolvida pela Assessoria de Assuntos Estudantis este ano traz como tema ‘SOU DA PAZ’. As cartilhas que explicam o que é o Trote Humano e qual seu objetivo na instituição já foram entregues aos calouros na época do registro acadêmico, bem como os adesivos que trazem o número para o qual qualquer aluno ou pessoa pode ligar para denunciar ação violenta no trote.

As denúncias de abuso no trote devem ser feitas pelo telefone 0800 6438377. Ao receber a denúncia, é feita a triagem do local e contato com a equipe responsável por acompanhar tais ações em cada Setor, para constatar ou não a denúncia e tomar as medidas que vão de uma simples repreensão aos organizadores da ação até uma possível expulsão, se for aberta sindicância e constatadas as responsabilidades. O suporte ao Trote Humano é dado pela resolução nº 23/99 do COUN – Conselho Universitário, que dispõe sobre a ‘Semana de Recepção aos Calouros da UFPR’.

Matrícula – Além de participar das atividades de seu curso, os calouros devem, nesta próxima semana, fazer sua matrícula na coordenação do curso. Se o registro acadêmico não for efetivado com a matrícula, o calouro perde a vaga na instituição.

Sua única obrigação no trote é denunciar o abuso.
Foto: Arquivo

Link(s) relacionado(s):