Desde o final de fevereiro, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) vem debatendo sobre a retomada do calendário com a comunidade universitária e apresentou três alternativas para as atividade letivas em 2021. Ao longo das últimas semanas, todos os segmentos da universidade foram ouvidos e tiveram a oportunidade de apresentar dúvidas e sugestões para a Prograd.
Conforme apuração do comitê do Ensino Remoto Emergencial (ERE), há aceitação sobre a retomada do calendário. Para a pró-reitora de Graduação, professora Maria Josele Bucco Coelho, é um avanço muito importante, reforçando o compromisso em ouvir a comunidade na construção de um dispositivo que atenda à heterogeneidade acadêmica e administrativa da instituição.
Após análise das alternativas, dúvidas e sugestões, o comitê do ERE – que tem representantes das categorias dos professores, técnicos e alunos – irá construir uma nova proposta. Essa nova proposta, chamada de solução resultante do debate, vai incorporar os melhores elementos das alternativas 2 e 3 (conheça aqui as três propostas iniciais), retomando o calendário 2020. “A proposição da solução resultante do debate é uma estratégia que busca acolher os mais distintos cenários da nossa comunidade”, explica a pró-reitora.
A nova proposição será apresentada em forma de minuta de resolução e também será apreciada pela comunidade universitária. Além de todos os pontos levantados em debate,a minuta de resolução terá duas grandes balizas: dar segurança aos estudantes que não puderam aderir ao Período Especial e possibilitar a customização da oferta de disciplinas pelas coordenações para integralizar o máximo possível o ano letivo de 2020.
Para auxiliar no processo de customização e auxiliar as coordenações de curso, a Prograd criou um Comitê de Apoio e Acompanhamento da Integralização Curricular (CAAIC). A minuta também deve contemplar as atividades práticas emergenciais.
Ainda nesta semana, o comitê do ERE vai finalizar a minuta e enviar para apreciação pelas três categorias. Docentes, técnicos e estudantes terão uma semana para analisar o texto e enviar sugestões. Até o final de março, a minuta de resolução será encaminhada para relatoria no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE) e depois segue para votação na sessão plena, em abril.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus
Imagem em destaque Alexandra_Koch por Pixabay
Pais e cuidadores de bebês podem participar gratuitamente da Oficina de Alimentação Complementar Saudável que traz orientações sobre […]
O manual reúne 37 especialistas para suprir métodos qualitativos na Ciência Política brasileira. O “Manual de Introdução às […]
UFPR oferece vagas para migrantes refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de visto humanitário, com inscrições gratuitas e […]
Segundo a Proad, o objetivo é permitir o acompanhamento das despesas da instituição por meio de painel interativo […]