Estudantes da graduação, mestrado e doutorado vinculados ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFPR) montaram uma equipe para recepcionar os calouros cotistas do último vestibular. Antes de efetuar os procedimentos de registro acadêmico os calouros foram cadastrados e receberam informações sobre o programa.
O NEAB, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD/CEPIGRAD), funciona no subsolo do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. Criado em 2002, o núcleo oportuniza um espaço de debate constante, promoção de eventos, além de priorizar pesquisas sobre o tema. Oferece ainda cursos de Espanhol e Francês para os estudantes.
A UFPR oferta apoio para moradia, alimentação e transporte, caso os estudantes vinculados ao programa necessitem. O bolsista baiano Jorge Santana está em Curitiba há alguns anos e fala da importância do NEAB. “Sinto orgulho de fazer parte do núcleo, sinto orgulho de ser consciente da identidade de negro que hoje eu tenho”, explicou o aluno. A caloura Conceição Aparecida dos Santos, aprovada em matemática, destacou que “é muito bom saber que há um espaço assim, que pode oferecer apoio quando precisarmos.
* Por Sonia Loyola, com colaboração de Eli Cristina Antonelli
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]