Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Boa noite Antonina

Show de encerramento do 24° Festival com a banda Móveis Coloniais de Acajú

O 24° Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná promoveu a integração e reflexão de valores culturais e de inserção na comunidade capelista. A PROEC fez deste 24° Festival um projeto de extensão o que faz que de todos os participantes sejam protagonistas neste processo integrador, onde a extensão desempenha a sua missão com estudante e professores da UFPR.

Integração da comunidade UFPR

 

Coordenador de Cultura da UFPR, professor Ronaldo de Oliveira Corrêa, declarou que foi um grande desafio preservar a centenária marca da UFPR, frente à necessidade de reestruturação e articulação efetiva com os vários grupos e pessoas envolvidas para a realização deste festival. Para tal, três eixos foram definidos para o evento: espetáculos, formação e oficinas. A intenção da universidade neste 24° Festival é fazer com que estas ações estejam presentes além da semana do evento.

Coordenador de Cultura Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa

Para a coordenadora de oficinas do Festival, Patricia Salles, a exposição dos resultados faz com que fique claro o que foi desenvolvido durante estes 8 dias. Os próprios ministrantes disseram que foram bem recepcionados e perceberam o quanto foi importante para cada um dos alunos as oficinas oferecidas “Tudo foi pensado para a comunidade em uma ação contínua que rende frutos para cidade. É a grande motivação do meu trabalho.”, disse Patricia.

Patricia Salles Coordenadora de oficinas do Festival

No último dia do festival foi selado o termo de parceria para execução do Projeto Clube Educacional da bicicleta. Resultante da articulação promovia pelo “Programa de Extensão Ciclovia” e a Secretaria Municipal de Esportes de Antonina, durante o 24° Festival de Inverno da UFPR.

A Federação paranaense de ciclismo fornecerá dez bicicletas para o início deste projeto. A cada dois domingos por mês irão reunir as crianças do projeto para conscientização de temas como: regras de trânsito e educação ambiental. A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Picanço, esteve presente durante toda a semana do festival e acompanhou de perto o desempenho de cada oficina e de cada espetáculo. “A realização deste festival semeou uma sequência de eventos mais duradouros, que irão acontecer ao longo do ano, estreitando ainda mais os laços entre o povo capelista (de Antonina) e a comunidade acadêmica da UFPR”, salientou Deise.

Programa de Extensão Ciclovia

A UFPR realizará no mês de agosto diversas reuniões avaliativas com todos os segmentos envolvidos neste 24° Festival, para um balanço geral. Isto vai marcar o início dos preparativos para o próximo ano.

Franciane Martins
Orientação Carlos Rocha
Fotos Marcos Solivan

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...