Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Biológicas ganha laboratório móvel para pesquisar qualidade da àgua e saúde de animais aquáticos

Laboratório Móvel do Setor de Ciências Biológicas. Foto: Arquivo Aspec

Peixes, moluscos e demais animais aquáticos invertebrados não mais serão retirados de seu habitat e transportado para laboratórios distantes para serem analisados. Isto porque, a partir desta segunda-feira (24), docentes e alunos que desenvolvem projetos no Laboratório de Toxicologia Celular da UFPR contam com uma unidade móvel, modernamente equipada, que permitirá que as coletas e parte das pesquisas sejam realizadas no próprio local de estudo.

Com isto, explica o professor Ciro Oliveira Ribeiro, ganharemos em tempo e em qualidade do material coletado, já que evitaremos o estresse dos animais que pode interferir nos dados, verificados durante os deslocamentos. As análises, que serão realizadas com biomarcadores de contaminação ambiental, possibilitarão aos docentes e alunos de graduação (iniciação científica), mestrado, doutorado e pós-doutorado do Setor de Ciências Biológicas verificar a saúde dos organismos aquáticos pesquisados e, consequentemente, a qualidade da água. Os estudos, explica o professor Ciro, preveem avaliações de diferentes níveis de organização biológica (molecular, bioquímico, morfológico ou estrutural).

Veículo e equipamentos

Segundo Ciro Ribeiro, idealizador do projeto, 200 mil reais foram investidos na aquisição do veículo que abriga o Laboratório Móvel, bem como, no rearranjo interno para adequação elétrica capaz de suportar um gerador de energia e ar-condicionado.

Além disto, a Unidade foi equipada com bancadas para pesquisa, armários para transporte de redes e vestuário de coleta, freezer, geladeira, centrífuga, medidor de pH e uniparâmetro (oxigênio, temperatura e salinidade), balanças analítica e semanalítica, e botijões especiais de nitrogênio líquido.


O veículo, explica o docente, poderá ser utilizado por outros laboratórios que tenham interesses correlatos, desde que atendam aos critérios que serão definidos sobre uso, responsabilidade e manutenção.

Ciro Ribeiro destacou, durante a entrega da chave do veículo que abriga o Laboratório Móvel do Setor de Ciências Biológicas, que essa conquista, acalentada há 10 anos, somente se concretizou após liberação de recursos provenientes de emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Dr. Rosinha.

O parlamentar, presente na solenidade, se disponibilizou a continuar contribuindo em projetos da Universidade, no entanto, pediu ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira, e demais integrantes da comunidade universitária, que ideias e propostas fossem apresentadas rapidamente, já que este é seu último ano de mandato e não será candidato à reeleição.


Também participaram da cerimônia de entrega das chaves do veículo, o professor Edvaldo Trindade, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular; e o assessor de Relações Institucionais, Norton Nohama, além de docentes e alunos vinculados à área.

Celsina Favorito, com informaçoes da Aspec.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...