Biblioteca Digital conquista 3º lugar em ranking

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR é o 3º maior repositório do país e o 198º maior no panorama mundial. Os dados são do Ranking Mundial de Repositórios da Web, divulgados em janeiro desse ano.

São mais de 10 mil trabalhos digitalizados e disponíveis na internet. O arquivo compreende ainda cerca de quatro mil teses e dissertações e aproximadamente seis mil artigos científicos, de 32 periódicos produzidos dentro da universidade.

O arquivo da biblioteca possui todas as teses e dissertações elaboradas desde setembro de 2004, além de 32 revistas eletrônicas e mais de 500 horas de vídeos educacionais feitos pela TV UFPR.

Segundo informações do Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR (C3SL) a biblioteca é acessada cerca de duas mil vezes ao dia desde o início de 2008.

O C3SL é vinculado ao Departamento de Informática, e juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Sistema de Bibliotecas da universidade integra uma parceria que torna possível o desenvolvimento e o aprimoramento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR.

O arquivo da Biblioteca está disponível aqui.

O ranking

O Ranking Mundial de Repositórios da Web é uma das categorias do Ranking Mundial de Universidades na Web. “Repositório” é a palavra que, na informática, designa um software de armazenamento de dados.

No índice nacional, a UFPR fica atrás apenas da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo (76º lugar no ranking mundial) e da Biblioteca Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (87º lugar no ranking mundial).

Bolsista do C3SL monitora o funcionamento da biblioteca
Foto: Arquivo C3SL/UFPR

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)