Uma iniciativa do Setor de Educação da UFPR, o Dia D Educação marca o Dia dos Professores com reflexões sobre a área educacional. Neste ano, o tema do evento é “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Debate”.
Na manhã desta quinta-feira (15), o diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Ítalo Modesto Dutra, falou no Teatro da Reitoria para um auditório lotado sobre “A construção da BNCC”.
A palestra de abertura contou também com a presença do diretor do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Barra; do vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Fernando Marinho Mezzadri; do vice-diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio; e da coordenadora do curso de Pedagogia, Ângela Maria Scalabrin Coutinho.
Dutra traçou um histórico da discussão da BNCC, que pretende ser uma ferramenta para reunir os “conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica”, de acordo com o portal do BNCC.
A partir do trabalho de diferentes atores do contexto educacional, foi produzida uma proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular que está aberta à consulta pública.
Após a palestra, os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFPR, de Curitiba e do Paraná se dirigiram à Praça Santos Andrade para uma manifestação de apoio ao Programa, que oferece bolsas de iniciação à docência a alunos que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.
Às 19 horas desta quinta-feira (15), será realizado um ciclo de conversas por área de conhecimentos na BNCC: ciências naturais e ciências humanas, com os convidados Alexandro Trindade (Sociologia/UFPR), Antonio Edmilson Paschoal (Filosofia/UFPR), Joanez Aires (Química/UFPR), Joseli Mendonça (História/UFPR), Odissea Boaventura (Educação/UFPR) e Sérgio Camargo (Educação/UFPR). O ciclo de conversas será no Anfiteatro 100, no Edifício D. Pedro I, no campus Reitoria.
O evento é organizado pelos Setores de Educação, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Litoral da UFPR.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]