Banho de lama da UFPR marca o começo de novas histórias para os aprovados no vestibular 2023/2024

18 janeiro, 2024
13:35
Por Bruna Soares
UFPR

Uma nova trajetória se inicia para mais de  4.372 alunos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mesmo debaixo de chuva, os novos calouros não deixaram de comemorar o resultado do processo seletivo que foi fixado em um mural no Campus Agrárias da UFPR e disponibilizado para consulta pela internet, no site do Núcleo de Concursos da UFPR e pelo aplicativo  +UFPR, disponível apenas para Android, neste link

Foto: Leonardo Bettinelli

Após o resultado ser homologado pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, nesta quarta-feira (17), já se ouvia a alegria e a euforia dos aprovados. Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esse é um momento de alegria e renovação dos alunos da faculdade. “Esse é o fluxo da universidade. É lindo quando a gente forma as pessoas e elas concluem seu ciclo na UFPR e novas pessoas cheias de expectativas entram também na nossa universidade”, disse. 

Foto: Leonardo Bettinelli

A maioria dos aprovados, o equivalente a 2.428 (55,54%), fez o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 2.466 (55,95%) concluíram o ensino médio em 2023. Não muito diferente dos anos anteriores, as pessoas do sexo feminino são maioria entre os aprovados: 2.256 (51,60%) e do sexo masculino, são 2.116  (48,40%) calouros. Saiba mais sobre o perfil dos candidatos clicando aqui. 

Do ensino médio direto para a faculdade 

Halani Machado, de 17 anos, terminou o ensino médio no ano passado e já vai começar o ano cursando Engenharia Elétrica na UFPR. Empolgada com a provação na instituição, Halani aproveitou e já visitou o Centro Politécnico para conhecer um pouco da faculdade “Eu estou muito animada e muito empolgada para começar uma nova etapa de vida”, comentou. 

Nova caloura de Engenharia Elétrica da UFPR, Halani Machado. Foto: Leonardo Bettinelli

Essa também é uma realidade da nova caloura do curso de Engenharia Ambiental, Lívia da Silva Cerqueira Leite, também de 17 anos, que não imaginava a chance de começar o ensino superior em uma Federal logo após sair do ensino médio. “Ano passado eu estava no  terceiro ano do ensino médio e eu estou muito feliz e não imaginava que seria possível e só espero as melhores coisas daqui pra frente”, afirmou. 

Rodeada pela família, Lívia comemora o sonho de passar na Federal. Foto: Bruna Soares

A família sonha junto 

Thais Leite Ouverney de Oliveira, mãe da nova caloura de Odontologia, Larissa Ouverney de Oliveira, contou que a conquista da filha é de todos. “A família toda se envolveu entre idas e vindas ao cursinho com marmitas, dormindo mal junto com ela, mas hoje foi o presente de Deus nas nossas vidas. Foi o sonho da família”. Para Larissa a sensação de ver seu nome na lista de aprovados é única. “Você acha que vai ser emocionante, mas é ainda mais quando você vê seu nome na lista. É incrível a sensação de passar na Federal”, diz. 

Mesmo com o rosto coberto por tinta, a nova caloura Larissa de Oliveira, estava com um sorriso estampado no rosto junto de sua família que vibrava a conquista por ter passado no vestibular. Foto: Bruna Soares

Entrada em dose dupla 

As irmãs, Larissa e Letícia Eugênio, passaram juntas no vestibular da UFPR. Uma para Análise de desenvolvimento de sistemas e a outra em Gestão Pública. “É muito emocionante porque a gente passou o ano inteiro se preparando e aí nós duas passando juntas é uma emoção muito grande pra gente e pra toda a família”, disse Larissa.  Letícia compartilhou que sua preparação para o vestibular da UFPR veio através do Youtube. “ Para me capacitar, eu vi bastante vídeo da Federal online pelo Youtube”. 

Larissa e Letícia estudaram em escola pública e expressaram o orgulho de passar no vestibular juntas. Foto: Bruna Soares

A realização

Ana Caroline Aristides Rodrigues passou para o curso de Educação Física e segundo ela, tudo isso só foi possível graças ao apoio que recebeu de toda sua família. “Eu acho que se não fosse eles eu não teria conseguido porque mexe muito com o psicológico, então eu creio que só consegui por causa deles”. Ana também mencionou estar entusiasmada com a nova fase. “Eu acho que vai ser algo muito diferente e muito novo. Estou bem ansiosa e feliz e espero grandes coisas”.

“Eu comecei os meus estudos em uma escola pública e graças aos meus pais e minha família que sempre me apoiaram e cuidaram de mim, hoje estou aqui e feliz”, disse Ana Caroline. Foto: Leonardo Bettinelli

O evento também contou com o DJ H, as baterias unificadas da UFPR, a Banda Matula Roots, para embalar a comemoração dos futuros estudantes e estandes com informações sobre os cursos de graduação. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Vale ressaltar que para este ano, a UFPR tem novidades sobre a lista de espera para os candidatos que não passaram na chamada geral, mas desejam ser incluídos na lista de espera, realizando o envio dos  documentos antes das chamadas complementares, ainda em janeiro. Outra novidade é sobre a ampliação para o Processo Seletivo Simplificado (PSS). Clique aqui e saiba mais.

Você também pode acessar o portal do NC e ficar por dentro de cada processo. Confira mais fotos do Banho de Lama aqui e para relembrar todo o momento, acesse o canal da UFPR TV.

Sugestões

28 abril, 2025

Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]

28 abril, 2025

A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]

25 abril, 2025

Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]

25 abril, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]