Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Banco de Leite Humano do HC precisa de doadoras

A poucos dias da Semana Mundial de Amamentação, que será realizada de 1º a 7 de agosto, o Banco de Leite Humano (BLH) do HC está com seus estoques em baixa.

Segundo Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, chefe do Serviço de Banco de Leite Humano, “há uma média mensal de 200 litros de leite humano coletado, chegando a máxima de 220, porém, no mês de junho, esse número caiu drasticamente para apenas 139, podendo colocar em risco o fornecimento para as crinças da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas”. A média de visitas a casa de doadoras caiu para apenas 1/3, de 15 para 5 ao dia, e o número de doadoras baixou quase na metade, de 180 para 100.

O BLH é responsável a captação, processamento, pasteurização, e

armazenamento do leite materno e, em seguida, a disponibilização para o aleitamento de recém-nascidos e prematuros que não podem ser amamentados pela mãe.

PARA DOAR

Para ser doadora de leite, a mulher necessita ter realizado o pré-natal, estar com todas as vacinas em dia, além de não ter nada que a impeça de amamentar. “É importante que a mãe perceba que tem bastante leite e que tem possibilidade de realizar a doação”, explicou Celestina. O leite pode ser buscado na residência da doadora, se ela residir em Curitiba.

Fonte: Assessoria de Marketing do HC