Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Atlética de Medicina da UFPR é campeã do Intermed Paraná 2024

Foram quatro dias intensos de competição que definiu a  Associação Atlética Acadêmica de Medicina Gralha Azul da Universidade Federal do Paraná(A3M/UFPR) como campeã do Intermed Paraná 2024. Os jogos aconteceram em Foz do Iguaçu, de 30 de maio a 02 de junho. Ao todo foram 23 modalidades femininas e masculinas. 

Foto: Maurício Stemberg

“Basicamente treinamos o ano todo visando o Intermed PR. Cada uma das nossas 24 modalidades costuma treinar em média 4h semanais durante o ano todo, inclusive nas férias”, comentou Thayná Wiezbicki, aluna do 9º período de medicina da UFPR e presidente da A3M. 

Para o Intermed deste ano, foram em média 324 pessoas, das quais 180 eram atletas. 

Foto: Maurício Stemberg

Para Santiago Rafael Olivera Adrogue, aluno do 8º período de Medicina da UFPR e presidente da A3M, houve uma diferença muito grande de pessoas participando dos jogos deste ano em relação aos anteriores. “Nos levamos a maior delegação! Chegamos ganhando em quase todos os esportes individuais e avançando nas modalidades coletivas já no primeiro dia. Com esse desempenho nos garantimos para maioria das semis e, com pouquíssimas derrotas, chegamos muito bem nas finais com o título quase garantido no último dia”.

Seletiva para os jogos 

A seletiva pros jogos acontecem dentro das próprias modalidades, os capitães e técnicos selecionam os alunos com mais frequência de treino e compromisso para representarem a gente nos jogos. 

Durante o ano são realizados treinos das modalidades e os atletas participam de vários campeonatos dentro e fora de Curitiba, para que estejam prontos para competir e ter o melhor rendimento possível. 

Um dos maiores enfoques da atlética também, além do rendimento dos atletas,  é na área social, onde arrecadações são feitas para diversas ONGs e projetos que auxiliamos, com a ajuda de todos os alunos do curso. 

Atlética Medicina  (A3M ) UFPR 

A  atlética da UFPR é intitulada como “a maior do Sul” por conquistar mais títulos de Intermed no sul do Brasil. Ao todo são 13 vitórias: um campeonato nacional em 1957 e outras conquistas em 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2015, 2016, 2017 e agora 2024. Saiba mais sobre a história da atlética aqui. 

“Foram sete anos sem vencer o campeonato, dos quais os últimos dois ficamos em 2º lugar, então foi muito gratificante poder trazer o troféu pra casa e reacender nos alunos a alegria de ser membro da medicina da UFPR. Além disso, é um reconhecimento muito importante para cada um dos atletas e para nossa diretoria que tanto se empenha nesse trabalho”, pontua Thayná. 

“É uma sensação de serviço extremamente bem feito, uma coisa que a gente conseguiu abranger tudo que precisava. Tanto na parte de esportes quanto na parte de ganhar respeito da faculdade, da atlética”, comenta Santiago. 

“Pra mim, Thayná, essa conquista foi extremamente importante. Sou uma figura feminina há dois anos na frente de uma atlética de mais de 1200 alunos, em uma posição que foi ocupada majoritariamente por homens e tinha uma imagem negativa em grande parte da história. Sinto que cumprimos o papel de levar o nome da UFPR, uma universidade pública, que infelizmente não tem os mesmos recursos que outras particulares, pro Paraná todo. Somos excelência em ensino, pesquisa e agora também em esportes, tudo isso é muito lindo”, afirma Thayná. 

Santiago finaliza dizendo que: “A premiação foi absurda e a gente conseguiu levantar o nosso troféu com todo mundo da delegação lá. Foi uma coisa surreal”. 

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...