O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, Nelson Cotovicz, e o presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR, Luiz Nicolau Maeder Sunyé assinaram em nove de julho convênio para o “Programa Estágio Supervisionado”.
A parceria tem o objetivo de abrir oportunidades de estágio para estudantes de Matinhos, uma vez que proporciona a vivência no mercado de trabalho e aperfeiçoamento através das capacitações gratuitas. Os cursos privilegiam o auto-conhecimento, a busca de informações sobre as profissões e estimulam o jovem à reflexão quanto ao relacionamento das pessoas no meio em que vivem.
As ofertas de vagas serão disponibilizadas no mural da ACIMA, nas escolas e também diretamente com o CIEE – Paranaguá. Para participar é necessário que o jovem esteja estudando em uma instituição do município.
Segundo o Prospector do CIEE no Litoral, Nelson Leocádio da Silva Júnior, estima oferecer em Matinhos aproximadamente 600 vagas de estágio. Para o empresário, ao contratar um jovem pelo programa, não agrega vínculo empregatício e nem custo operacional, pois o salário é estipulado pelo próprio empregador e estagiário.
“O CIEE/PR, é um agente de integração e responsável em operacionalizar e administrar programas de estágio, identificando para as instituições de ensino as oportunidades de estágios junto às empresas públicas e privadas”, explica o Prospector do CIEE-Paranaguá.De acordo com Cotovicz, o estágio é uma forma de recrutar e selecionar profissionais, identificando novos talentos e integra o jovem na vida profissional.
Projeto Jovem Aprendiz- O Projeto Aprendiz é um programa social desenvolvido pelo CIEE/PR para facilitar às empresas o cumprimento da Lei nº 10.097/2000, que estabelece uma cota obrigatória de participação de adolescentes no processo de profissionalização.
Programa de Capacitação Profissional – O CIEE/PR, através da Unidade de Capacitação e Cidadania disponibiliza o Programa de Capacitação Profissional, Empregabilidade e Cidadania, que oferece, gratuitamente, vários cursos, treinamentos, oficinas, palestras, entre outras atividades, para estudantes oriundos de família de baixa renda e matriculados no Ensino Médio. Atendendo também aqueles que já concluíram seus estudos e não possuem poder aquisitivo suficiente para investir em cursos de aperfeiçoamento profissional.
O objetivo do Programa é contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento profissional visando à conquista de um estágio ou do primeiro emprego.
Fonte: ACS
Por Sacod A 1ª Semana Acadêmica Integrada do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal […]
Por assessoria A Curta Comum – Mostra de Cinema Comunitário, está com inscrições abertas para exibição de filmes […]
As inscrições para o cursinho pré-vestibular solidário “Todos Pelo Direito” (TPD) começaram na última terça-feira (28) e seguem […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, no dia 18 de novembro, duas oficinas de extensão voltadas à […]