Assinado convênio para atuação no Vale da Ribeira

Durante a reunião do secretariado do Governo do Estado do Paraná foi assinado o convênio que prevê a parceria da UFPR e do Governo para atuação conjunta na região do Vale da Ribeira.

Segundo o reitor Carlos Moreira Júnior esta é a primeira vez que a Universidade vai ao Vale da Ribeira para levar ações que auxiliem a comunidade da região. Região esta que detém um dos mais baixos índices de IDH – índice de Desenvolvimento Humano e que fica a apenas 80 Km da capital paranaense.

Programas – Várias ações já estão sendo desenvolvidas com a comunidade dos municípios que formam o Vale da Ribeira. Entre eles está o atendimento do AMO – Ambulatório Móvel Oftalmológico, um programa de filantropia da FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Parabá em parceria com o Centro da Visão/Hospital de Clínicas. Em visitas periódicas do AMO, médicos e assistentes realizam atendimento oftalmológico e encaminham casos mais sérios para atendimento em Curitiba.

Educação – Outra ação da Universidade junto à comunidade do Vale é na área da Educação. O Programa de Qualificação de Professores do Vale do Ribeira, capitaneado pela UFPR em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, já apresenta resultados compensadores. Criado em 2003 e com previsão para terminar em 2005, o projeto atende cinco cidades da região: Cerro Azul, Adrianópolis, Dr. Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná. Cerca de 500 profissionais do magistério destas cidades estão participando do programa que consiste em um curso intensivo realizado em Curitiba, durante sete dias, a cada semestre.

Depois disso, a cada 15 dias, um grupo de estudantes do 4º ano do curso de graduação em Pedagogia vai aos municípios para oferecer cursos de formação continuada aos mestres. Os cursos oferecidos aos professores do Vale do Ribeira incluem formação política em áreas básicas como Português, Matemática, Alfabetização, Ciências, História e Geografia.

Continuidade de ações – Em 2003 a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura levaram ao Vale a “I Semana de Integração Entre Ensino, Extensão e Cultura” da Universidade Federal do Paraná. Lá, alunos e professores da UFPR trabalharam com professores, alunos e comunidade em geral em diversas oficinas e palestras. Este ano a ação será novamente realizada, fazendo com que a comunidade da UFPR entre ainda mais em contato com a realidade do Vale, ajudando a transformá-la.

Governador Roberto Requião assina convênio com a UFPR
Foto: Isabel Liviski