Assembleia Legislativa vai comemorar os 100 anos da UFPR

Proposta da deputada Luciana Raffain prevê homenagem aos 100 anos da UFPR - Foto: Leonardo Bettinelli

O centenário da Universidade Federal do Paraná será tema de sessão solene na Assembleia Legislativa. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (02), pela deputada estadual Luciana Rafain (PT) ao reitor Zaki Akel Sobrinho.

A parlamentar vai encaminhar ofício sugerindo ainda que a Assembleia seja palco de uma exposição sobre a UFPR e todos os momentos históricos. “A solenidade também poderá contar com homenagens”, sugeriu a deputada. O reitor agradeceu a proposta. “Aceitamos com muita honra”, disse.

A data da sessão solene ainda será definida. A primeira aposta é no dia 19 de novembro, segunda-feira, dia de sessão na Assembleia e um mês antes do aniversário de 100 anos.

Desde março, a universidade realiza todo dia 19 uma solenidade ou evento em homenagem ao centenário. Em maio, a comemoração iniciará no dia 18, com o evento acadêmico de extensão; no dia 19, cultura e extensão no pátio da Reitoria e no dia 20, um passeio ciclístico.

Ensino a Distância
Outro assunto tratado no encontro foi a possibilidade da universidade abrir um curso a distância para alunos de Santo Antônio do Sudoeste e região. O município está localizado a 250 quilômetros de Cascavel, na fronteira com a Argentina.

Segundo o reitor Zaki Akel, “a vocação da universidade é atender o estado”, mas a administração precisa de uma avaliação para não sobrecarregar os professores. A UFPR já oferta o curso a distância de Pedagogia e Administração Pública.

Neste ano, o curso de Pedagogia, voltado para magistério de anos iniciais do ensino fundamental, ofertou 150 vagas nas cidades de Colombo, Paranaguá e Rio Negro. Para a Graduação em Administração Pública, foram disponibilizadas 240 vagas para Colombo, Rio Negro, Lapa e Paranaguá.

Por Ana Paula Moraes