No 63º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), realizado de 10 a 14 de novembro de 2016, em Brasília, Márcio Grande Cartens conquistou o Título Superior de Anestesiologia (TSA), o mais alto da categoria a nível nacional. O reconhecimento foi concedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Agora, o profissional, funcionário do Complexo HC da UFPR com vínculo EBSERH, pode exercer a docência e a preceptoria.
Em 2012, ele se inscreveu no CBA e passou na prova teórica. Por conta de problemas familiares, só pôde fazer o exame oral em 2016. Antes dessa classificação, todos os residentes devem ter o Título de Especialista em Anestesiologia (TEA).
Empolgado, Cartens disse que “é uma nova etapa em sua vida e que o feito representa o trabalho exercido no Hospital de Clínicas da UFPR”. Recentemente, Eduardo Cipoli, do HC, e Juliana Thomaz Menk, esta formada na residência da instituição no ano passado, foram aprovados na prova escrita do TSA.
Assessoria de Comunicação do CHC
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]