Alunos terão ônibus novos para aulas práticas

Acabam de entrar em circulação seis carros novos da marca UNO, um Santana, um Fiat Siena, e seis Kombi que ficarão na Central de Transportes para uso de atividades administrativas. Já para as atividades didáticas e aulas práticas, a UFPR conta agora com dois novos ônibus, um doado pela Receita Federal e que passou por uma ampla reforma e outro, com capacidade para 44 pessoas, foi comprado pela PRA – Pró-Reitoria de Administração, unidade da UFPR responsável pela Central de Transportes.

Os recursos investidos na renovação da frota da instituição vieram de emendas parlamentares liberadas em 2004, além de dinheiro do orçamento da UFPR e da venda de carros velhos, já considerados sucatas e que vinham dando muita despesa em consertos.

Além de permitir mais segurança aos servidores e professores que utilizam os carros oficiais, a nova frota também estenderá esta segurança aos estudantes, principalmente aqueles dos cursos que realizam viagens para aulas de campo.

Levantamento feito nos dois últimos anos pela PRA, mostra que foram realizadas, em média, 2 mil e 200 viagens por ano para a realização de aulas práticas. ‘Estamos cumprindo o que propomos no início desta gestão, ao planejar as ações para cada unidade da Pró-Reitoria. A Central de Transportes além de renovar a sua frota, também teve sua sede reformada’, esclarece o pró-reitor, Hamilton Costa Júnior.

Para os diretores de Setor da Universidade, a renovação é bem-vinda. ‘Demonstra que há preocupação por parte da administração da instituição em preservar a vida de sua comunidade’, enfatiza Elvo Fassbinder, vice-diretor do Setor de Ciências da Terra.

Reitor e motoristas da UFPR com a nova frota
Foto: Isabel Livinski

Fonte: ACS