Imagem Padrão

Alunos que ocuparam vagas do PROVAR estão se formando

31 março, 2005
00:00
Por

Integram a turma 10 graduandos que entraram na UFPR através do PROVAR – Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes, criado em 2003 para preencher as vagas que ficavam ociosas devido a desistências ou abandono de curso e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso à única instituição de ensino superior federal do Paraná.

Além destes 10 alunos, o curso tem ainda outros 15 estudantes do PROVAR, sendo que quatro entraram em 2005. ‘A maior parte veio de instituições privadas e alguns também do interior do Estado’, explica o coordenador do curso, professor Blênio César Severo Peixe.

Para o coordenador, o preenchimento das vagas ociosas de forma transparente e aberta para toda comunidade foi a forma muito inteligente de democratizar o acesso para aqueles que não foram aprovados no vestibular, mas através de outro concurso conquistam a chance de terminar seus cursos numa instituição pública e de qualidade.

Importância – Nas três edições do PROVAR foram aprovados 2.713 estudantes. ‘Vários deles já se formaram em Medicina, Filosofia, Administração, Engenharia, entre outros cursos’, explica a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, Rosana de Albuquerque. ‘Mas a turma de Contabilidade é especial porque congregou um número razoável de formandos que não teriam a chance de estar na UFPR, se não fosse o programa de ocupação das vagas de desistências.’

O coordenador do curso de Ciências Contábeis acredita que isso ocorreu porque é uma área que oferece boas oportunidades de estágio. ‘Diariamente chegam de três a quatro ofertas para estágio remunerado. Grande parte desses alunos acaba sendo efetivado na empresa’, esclarece o professor Blênio.

Nova estrutura – Para a formanda Rosana Kais, a chance de ter deixado uma universidade privada para estudar sem custos, permitiu uma nova estrutura na vida financeira. ‘Eu estava tendo problemas para conseguir pagar as mensalidades. Mas a maior vantagem, na minha opinião de quase contabilista, é a qualidade de ensino. A UFPR tem um ensino voltado para o mercado de trabalho com um aprendizado dinâmico e moderno’, esclarece. O fato de ter passado pela UFPR já permitiu uma promoção na empresa em que trabalhava desde quando começou o curso superior na entidade privada. Rosana é uma defensora ferrenha do PROVAR.

Foto(s) relacionada(s):


UFPR faz acesso via PROVAR para vagas ociosas
Foto: Arquivo

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]