Alunos do Pec-G participam do evento cultural do CELIN no próximo dia 30

O Pec-G é um programa realizado pelo MEC e Itamaraty que oferece bolsas de estudo em universidades brasileiras a alunos de países em desenvolvimento, essencialmente na África, América Latina e Caribe. Desde 2007, a UFPR é uma das parceiras, ao receber estes estudantes no CELIN para o estudo preparatório da Língua Portuguesa.

“Quem faz a divulgação das bolsas e a seleção dos estudantes em cada um dos países são os consulados brasileiros”, explica Samuel Cruz, coordenador do programa no CELIN. “São alunos que concluíram o ensino médio e que pretendem tentar uma universidade brasileira conveniada ao Pec-G. Um dos critérios para que eles possam permanecer no Brasil é passar no exame CELPE-Bras. Aqui no CELIN estamos com quinze alunos, o que é interessante, principalmente, pela diversidade lingüística. Alguns destes estudantes falam até quatro idiomas.”

A UFPR arca com todo o custo das aulas. As despesas com passagens, estada, alimentação são arcadas pelos pais dos estudantes. Quando passam no exame CELPE-Bras, têm a vaga garantida na universidade escolhida e conveniada ao programa.

ENCONTRO NO CELIN – “O evento cultural do dia 30 visa melhor preparar esses alunos para a prova, oferecendo um momento real de comunicação”, explica a professora Jovânia Perin Santos que trabalha com a turma. O CELPE-Bras – exame de proficiência em Língua Portuguesa, que será realizado em outubro, reúne produção de textos e entrevistas. “Boa parte dos alunos chegou ainda no final de fevereiro sem falar uma palavra em português”, comenta. “Hoje eles já conseguem escrever e se comunicar com bastante facilidade, porque tiveram uma aceitação muito grande da língua. No encontro do CELIN, aberto para toda a comunidade, a idéia é partir do que eles conhecem para o que eles não conhecem, ou seja, da realidade de seus países para uma apresentação em língua portuguesa.”

Com idades que variam entre 18 e 20 anos, os alunos do Pec-G no CELIN já têm seus destinos escolhidos: Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade de São Paulo e PUC Sorocaba. Os cursos: Farmácia, Informática, Economia, Medicina, Odontologia, Engenharia Civil e Biologia.

Vindo do Quênia, Dennis Munyovi Okoba, pretende ir para Campo Grande estudar Farmácia. “Para mim sempre foi um sonho estudar Farmácia”, conta. “Pesquisar novos medicamentos para ajudar a África.” Opinião compartilhada em parte pelo colega Didier Mpolesha Kajadi, do Congo. “Desde pequeno sempre gostei de Medicina, mas escolhi a Odontologia porque, além de ajudar os outros, é uma profissão bem remunerada.”

Serviço:

Encontro Cultural – “Pec-G – aqui estamos”

Data – 30 de maio

Horário – das 9h às 16 horas