Alunos do curso de Design têm projetos premiados

O aluno recebeu como prêmio um estágio na montadora, em São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o ano de 2007. “A proposta era para desenvolver um automóvel sedan”, diz Rodrigo.

Em 2007, aproveitando o tema proposto para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso, nasceu o “Leggati Ultimate”, um sedan conceito com grande espaço interno sugerindo a idéia principal de miniaturização de todo o motor, do capô para dentro das quatro rodas.

Esse projeto, que contemplou Rodrigo com a contratação pela empresa como design efetivo, foi apresentado no evento de premiação 2007, oportunidade em que mais dois alunos do curso de Design conquistaram os primeiros lugares. São eles, Wesley Yukiyoshi Saikawa e Lie Manuela Silveira, ambos do 3º ano, que em 2008 também serão estagiários da empresa.

Trabalhos – O projeto de Wesley é o “TL Festback”, concebido conforme o tema “Back to the future”. “A intenção é resgatar as formas do TL original, veículo da década de 60, e trazê-las para os tempos atuais ou futuros, interior e exteriormente”, explica o aluno.

A mesma idéia sugerida pela montadora foi trabalhada por Lie Manuela em seu estudo “Volkswagen Panton”. “Procurei trazer os conceitos da era espacial vigentes nos anos 60, projetando-os nos detalhes do interior do veículo como nas cores e acabamentos”, destaca a aluna.

Originalidade – Um dos projetos expostos esta semana como resultado dos trabalhos de conclusão do curso de Design foi o Hacon – “Home Office Conceitual Oscar Niemeyer”. É um móvel para escritório direcionado ao público classe A, com inspiração na obra de Niemeyer, que completa seu centenário neste mês de dezembro. O autor do trabalho, Romulo Cesar Alves Sobrinho, tentou “quebrar paradigmas e conceitos formais existentes no mercado moveleiro para lançar uma idéia mais ousada e personalizada”, explica o aluno.

A originalidade também não falta para Félix Vieira Varejão Neto, do 2º ano de Design do Produto. Félix foi um dos finalistas do “Prêmio de Design Universitário TOK & STOK”, promovido pela empresa em novembro. Concorreram 189 estudantes das regiões sul e sudeste e, destes, escolhidos 47 finalistas. O projeto que concorreu, “Cadeira Art&fato”, é um quadro que desmonta e se transforma numa cadeira. “A idéia tenta aliar funcionalidade, economia de espaço, facilidade de transporte e armazenagem, além da tela ser ainda um objeto decorativo”, explica Félix.

Foto: Josane Gugelmin Kuss

‘Cadeira Art&fato’: projeto do aluno Félix Vieira Varejão Neto