Alunos da UFPR classificados para o desafio nacional de computação

No último sábado, dia 19 de setembro, aconteceu a primeira fase da Maratona, quando participaram com duas equipes, ‘Untitled’ e ‘Boêmios’, ambas do curso de Ciência da Computação, na sede de Curitiba, na PUC-PR.

A equipe ‘Untitled’ terminou na segunda colocação, atrás de uma equipe da UTFPR, conseguindo uma das duas vagas para a final brasileira. A equipe ‘Boêmios’ terminou na oitava posição, entre os 12 participantes, sendo que esta foi sua primeira participação.

A diretora do Setor de Ciências Exatas Silvia Schwab parabenizou os participantes pelos excelentes resultados. Atuou como técnico das equipes o estudante Bruno Ribas e os alunos que representaram a “Untitled” foram Vinícius Kwiecien Ruoso, Ricardo Tavares de Oliveira e Fernando Henrique Gielow; e “Boêmios” – Allam Marcos Campanini Matsubara, Cassio Jandir Pagnoncelli e Marco Antonio Benatto. “O próximo desafio agora é ir para a final brasileira em Campinas, nos dias 23 e 24 de outubro e lutar por uma medalha”, estimula a diretora.

Sobre a Maratona – A Maratona de Programação está em sua 14ª edição. É um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).

A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação.

No ano de 2008, mais de 7100 times de mais 1838 escolas de 88 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 (menos de 2%)participaram das Finais Mundiais do evento, em Estocolmo, Suécia. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.

Alunos do curso de Ciência da Computação
Foto: Izabel Liviski-arquivo