Alunos da UFPR apresentam trabalhos na Siepe

A tarde de quarta-feira (20) foi a oportunidade para estudantes da UFPR apresentarem projetos de pesquisa e extensão na sessão de apresentações orais da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). O evento vai até sexta-feira, no Campus do Jardim Botânico.

Na ocasião foi possível acompanhar explicações de 432 painéis e de outras 15 bancas. Se para os visitantes a tarde significou conhecer os projetos da UFPR, para os alunos, as apresentações também são sinônimo de enriquecimento pessoal. ‘Além de agregar no currículo, é importante para aprender a se expressar em público e isso é muito útil em entrevistas de emprego, por exemplo’, analisa a aluna do sexto período de Ciências Biológicas, Eleonora Paulini, que apresentou no painel uma pesquisa sobre a diversificação dos genes nas populações.

Para a estudante do quarto período de Química, Mariane Baggio, a participação na Siepe é a primeira dela em eventos do tipo. ‘Apresentar serve como complementação da graduação e desenvolvimento de experiência’, diz Mariane, que é bolsista do CNPq e mostrava um projeto de pesquisa sobre a capacidade de remoção de íons metálicos através de argilominerais.

‘Participar do evento é a oportunidade de publicar o trabalho, disponibilizar para outros e também divulgar’, afirmou a estudante do último semestre de Gestão da Informação Gabriela Rodrigues, que apresentou um projeto de pesquisa e extensão realizado com outros cinco colegas sobre a produção científica de gestão de conhecimento nos últimos dez anos no Brasil.

Participantes da Siepe apresentaram 432 painéis
Foto: Rodrigo Duarte

Aluna Mariane Baggio
Foto: Rodrigo Duarte