Alunos conferem logística do Porto de Paranaguá

A visita foi um complemento à disciplina de Logística de Distribuição, que faz parte do currículo do 3º ano. Os alunos puderam verificar as operações que envolvem o modal de transporte marítimo, e suas ligações ferroviárias e rodoviárias.

Eles acompanharam carga e descarga de diversos tipos de cargas: granel, peças de grande porte, veículos de importação e intensa movimentação de contêineres secos e refrigerados.
E participaram de uma palestra sobre o funcionamento do terminal portuário.

De acordo com o professor Paulo Krüger, que acompanhou a visita, a atividade é importante por proporcionar aos alunos um maior conhecimento acerca dos detalhes que envolvem a integração do transporte e a logística do comércio exterior.

‘Pudemos acompanhar, por exemplo, a chegada de 6,5 mil veículos importados do México’, informa Krüger. ‘Em tempos de globalização, a logística é cada vez mais importante. A nossa disciplina estuda todo o processo, desde a fabricação do produto até o ponto de venda, até o consumidor final.’

Fernando César Oliveira

Estudantes visitam o Porto