Aluno da UFPR recebe premiação em Brasília pela primeira colocação no ENADE

“Foi mesmo uma experiência única, marcante”, comenta Juliano. “Quando cheguei no aeroporto de Brasília, representantes do Conselho Federal de Contabilidade já estavam lá para me receber. Além de prestarem todo o apoio na recepção, eles me levaram para uma visita ao prédio do Conselho e me mostraram a cidade. O Presidente Lula também estava lá – sancionando a Lei do FUNDEB – e participou da entrega dos certificados do ENADE.”

Na cerimônia, foram homenageados 20 alunos de todo o País. Das provas do ENADE, participaram mais de 380 mil estudantes brasileiros, sendo quase 43 mil na área de Ciências Contábeis. “O resultado foi uma surpresa para mim”, revela o estudante formado no ano passado pela UFPR. “Eu gosto do que faço e sempre procuro fazer o melhor. Na minha formatura, fiquei no primeiro lugar entre os formandos, mas não esperava por isso no ENADE. Acredito que a colocação no Exame possa contribuir também para a minha carreira”, diz Juliano, contando que já trabalha há dez anos na área. A nota alcançada por ele foi de 77,1.

DESIGN – Outra aluna da UFPR que também obteve a maior nota no Exame foi Cláudia Regina Hasegawa Zakar do curso de Design. Ela também foi uma das convidadas pelo Ministro da Educação Fernando Haddad para a entrega da comenda comemorativa ao resultado obtido na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, mas não pôde viajar.

“Fiquei bem surpresa com o resultado”, lembra. “No começo achei até que não fosse verdade. Além do certificado, ganhamos uma bolsa da CAPES para um curso de mestrado ou doutorado. Eu estava procurando um emprego mas, se tudo der certo, pretendo me dedicar ao curso. Eu já estava mesmo pensando em fazer um mestrado. Com certeza, a nota do ENADE será importante para minha carreira.”

CURSOS E INSTITUIÇÕES – Vale ressaltar que apenas duas instituições de ensino tiveram alunos com as melhores notas no ENADE: UFPR e Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo.

Além dos alunos, também os cursos da UFPR obtiveram as melhores notas. Ciências Contábeis, Design e Administração conseguiram a nota máxima – cinco – pela boa formação de seus estudantes. O resultado geral pode ser conferido no site http://www.enade2006.inep.gov.br.

O exame – que substituiu o antigo Provão – categoriza os cursos de graduação com notas que variam de 1 a 5, levando em consideração o desempenho de alunos ingressantes e concluintes.

Juliano (esquerda) com o certificado entregue em Brasília
Foto: Arquivo/Conselho Federal de Contabilidade