Aluna da UFPR ganha prêmio de Iniciação Científica

Samantha Husmann, acadêmica do 4º ano do curso de Química e bolsista de Iniciação Científica do CNPq, ganhou o segundo lugar no ‘9º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. A pesquisa da estudante, intitulada ‘Eletrodos de Pasta de Nanotubos de Carbono Modificados com Azul da Prússia: Estudo de Estabilidade e Influência do Tipo Nanotubos’, abraça as áreas das ciências Exatas, da Terra e das Engenharias.

Segundo a autora, o peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como água oxigenada, tem aplicação em inúmeros processos, além de ser subproduto de diversas reações; devido a isso, sua determinação é de grande importância em várias áreas (como tratamento de efluentes, monitoramento de processamento de alimentos e medicamentos, entre outros).

A entrega oficial do prêmio será no dia 18 de outubro, durante a abertura da ‘Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília. O orientador do tema foi o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, do Departamento de Química.

Samantha Husmann

Fonte: Sônia Loyola