O projeto Sextas na Pós: Conversas com Professores(as), promovido pelos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Letras (PPG Letras) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), traz no dia 29 (sexta-feira) a temática “Educação e Cidade: olhares sobre desigualdades e resistências no Território”.
Sob a coordenação da professora Valéria Milena Rohrich Ferreira, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, o tema do dia parte da análise de como crianças, jovens e professoras atuam e resistem em configurações sociais urbanas geradoras de desigualdades múltiplas e interdependentes.
O evento será transmitido pelo canal do PPGE no YouTube, das 16 às 18 horas.
O debate contará com as convidadas Solange Pacheco Ferreira; Márcia Cristina dos Santos; Rojanira Roque e a Sabrina Fiorese, todas pesquisadoras do PPGE.
Espaços de exclusão
As pesquisadoras buscam compreender como as experiências relacionadas à rua, à comunidade, ao bairro e à cidade, dão margem à formulações de novas epistemologias relacionadas ao espaço.
Nesse sentido, a cidade se constitui em um veículo de aprendizagem para as suas crianças e jovens, nesta abordagem a cidade é lida como um currículo na discussão sobre o seu território.
Segundo o projeto, a abordagem problematiza a concepção neoliberal que produz espaços de exclusão, de não mistura social e de gentrificação.
SERVIÇO
Projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”
Quando: 29/9, das 16 às 18 horas
Transmissão por link do PPGE no YouTube
Com informações da organização do evento.
Marcado para os dias 16 e 17 de junho, no Campus Reitoria, o evento de extensão “Interfaces de […]
Por NC/UFPR Estão abertas as inscrições para seis modalidades do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, […]
A Universidade Federal do Paraná recebe até sexta-feira (6) centenas de profissionais de educação de todo o Brasil […]
Com prática realista, curso do ICMBio capacitou profissionais do Laboratório de Ecologia e Conservação para desencalhar grandes cetáceos […]