A live especial do XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (Copene) tem como convidada nesta terça-feira (23) a professora e escritora mineira Conceição Evaristo, de 73 anos, doutora em literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A série de transmissões do congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) tem o objetivo de esclarecer temas do evento, que será sediado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Nesse caso, o assunto principal será “escrevivência”, ou seja, a literatura de quem escreve sobre o que viveu.
Escrevivência
Autora de poemas e romances, entre os quais “Ponciá Vicêncio” (2003), Conceição seguiu os passos da mãe e foi doméstica da infância à adolescência (aprendeu a “arte de cuidar do corpo do outro”, nas suas palavras).
Foi a primeira da sua família a ter diploma universitário e lecionou em periferias no Rio de Janeiro. Reflexos dessas experiências estão presentes em suas obras.
Também participarão do diálogo os professores Aparecida Ferreira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Paulo Vinicius Baptista, do Setor de Educação da UFPR e superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR.
O evento será transmitido a partir das 18 horas pela página da ABPN no Facebook e pelo canal da entidade no YouTube.
SERVIÇO
Live especial do XI Copene
Quando: 23/6 (terça), às 18 horas
Onde: no Facebook e no YouTube da ABPN
Para mais informações, acesse o site da associação neste link
Leia mais notícias sobre o XI Copene aqui
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]